O atendimento com hora marcada está proporcionando mais comodidade aos contribuintes estaduais da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Com o novo modelo adotado pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), é possível evitar filas para serviços que requerem atendimento presencial, como a apresentação de documentos fiscais, o acompanhamento da conclusão de trabalho fiscal, entre outros.
A nova sede da Diretoria de Administração Tributária da Região Metropolitana (DAT-Metro) - localizada na Avenida Tancredo Neves, no antigo prédio da Desenbahia, possui um espaço exclusivo com salas de atendimento dotadas de infraestrutura completa, no andar térreo do prédio. O contribuinte pode agendar atendimento pelos telefones (071) 3103-4090 e 3103-4132, pelo e-mail _atendimento.datmetro@sefaz.ba.gov.br e mesmo presencialmente, no próprio setor de atendimento da DAT-Metro. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 9h às 18h, de forma ininterrupta. Feita a solicitação, é preciso aguardar sua confirmação, que será feita através de e-mail ou telefone informados.
Vale lembrar que o agendamento também pode ser feito por iniciativa da Sefaz-Ba, que entrará em contato com o contribuinte via e-mail. Caso não possa comparecer, o contribuinte deve entrar em contato com o setor de atendimento com o mínimo de 24 horas de antecedência.
Facilidade
O aposentado e empresário Abilídio Otaviano Neto foi um dos contribuintes que aprovou a iniciativa. Ele agendou um atendimento para apresentar documentos à Sefaz e afirma que o atendimento com hora marcada "facilita muito, porque permite que as pessoas tenham condições de cumprir outros afazeres durante o dia".
Marcelo Shimizu, empresário do ramo alimentício, também destaca as facilidades do atendimento por hora marcada. "Se fosse por ordem de chegada, não poderia agendar outros compromissos em um mesmo dia, pois não saberia o quanto demoraria para receber atendimento. Com a hora marcada posso entregar os documentos no horário agendado e ter minha agenda disponível para resolver outras coisas", explica.
De acordo com o diretor de Administração Tributária da RMS, Antônio Freitas, “a hora marcada é parte da estratégia da Sefaz de proporcionar aos contribuintes o melhor atendimento possível”.