Economia

AGRONEGÓCIO SEM CRISE: Bahia Farm abre com perspectivas de bons frutos

Vide
Secom , LEM | 02/06/2015 às 17:36
Governdor Rui Costa participou da abertura do evento em Luis Eduardo Magalhães
Foto: Manu Dias
Maior vitrine do agronegócio do norte e nordeste e a terceira maior feira do setor do país, a Bahia Farm Show 2015 foi aberta na manhã desta terça-feira (2), pelo governador Rui Costa, no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. A feira, que está na 11ª edição e segue até sábado (6), atrai pessoas de várias partes do Brasil, que vêm ver de perto as ofertas de maquinário agrícola, caminhões, aviões, veículos de passeio, palestras sobre a inovação de trabalho no campo e linhas de crédito. 

A Bahia é o maior estado com população rural do País e há 11 anos reforça o setor por meio da Bahia Farm Show. A expectativa para este ano é superar a marca histórica de R$ 1 bilhão em negócios consolidados, obtida em 2014. O Governo do Estado, por meio de secretarias e órgãos parceiros, oferece serviços, como o de orientações sobre o uso de agrotóxicos, e o lançamento de um sistema de informação para o cadastro estadual de imóveis rurais. 

“Este é o modelo que acredito. O modelo de parceria entre produtores, governo e prefeitura. Estamos proporcionando o crescimento da cadeia produtiva e consequentemente trabalhando forte para o crescimento das ofertas de emprego e renda”, afirmou o governador, que também visitou os estandes. 

Entre as novidades desta edição, estão as linhas de crédito oferecidas pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), com financiamento de até 100% para compra de maquinário agrícola e acessórios. “É uma grande oportunidade para quem tem negócios no meio rural. Facilitamos muito a troca e a compra do maquinário. Para quem já é cliente, o financiamento é total. Para quem vai passar a ser, oferecemos até 90%”, explicou o gerente de negócios da Desenbahia, Renato Freitas.

A expectativa é que, até o último dia, mais de 75 mil pessoas visitem o evento. Para o produtor rural Ênio Loeblein, a possibilidade de parcelar as despesas contribui para o fortalecimento do setor. “Os equipamentos normalmente precisam de um investimento alto para manutenção. Depois de um certo tempo de uso, para nós, é mais vantagem substituir as máquinas por outras mais novas. Com um financiamento desses fica mais fácil”. 

Além das vantagens para os compradores, as empresas de máquinas, implementos, insumos, aviação e de serviços de tecnologia agrícola que participam da feira também colhem bons resultados. “Esta é uma das melhores formas de apresentarmos aos nossos clientes os nossos produtos. É realmente uma grande vitrine, o evento nos ajuda a conquistar excelentes vendas”, destacou o gerente comercial da Agrimec – empresa de maquinário agrícola –, Diego Sousa.

Módulo de agrotóxicos e pesca

A Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da Bahia Pesca, está participando da Bahia Farm Show com ações para o segmento da agropecuária. Nesta quarta-feira (3), às 16h30, no auditório da Fundação Bahia, a Adab lança oficialmente o Módulo de Agrotóxicos. 

A nova plataforma é voltada para melhorias no Serviço de Defesa Sanitária Vegetal do Estado. A ferramenta oferece maior agilidade nos processos de fiscalização do uso e comércio de agrotóxicos, o que é importante para o combate de pragas e doenças presentes na agricultura. 

Já os pescadores e piscicultores da região terão programação especial durante a feira. Nestas quarta e quinta-feira (3 e 4), a equipe da Bahia Pesca vai fazer o cadastramento desses profissionais no CadCidadão, sistema que possibilita aos trabalhadores acesso aos recursos do programa Vida Melhor, do governo do Estado.

A Bahia Pesca também intensificará as ações de assistência técnica aos produtores, com a reestruturação do escritório local da empresa, que teve o corpo técnico ampliado e passará a funcionar em novo espaço cedido pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. 

Além dos diretores da Adab, Oziel Oliveira, e da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, participam do evento os superintendentes de Política do Agronegócio da Seagri (SPA), Guilherme Bonfim, e de Desenvolvimento da Agropecuária (SDA), Antônio Almeida Júnior.