Pela primeira vez, um dos mais importantes cursos do Sescoop/BA - o curso de Educação Cooperativista, EDUCOOP - está sendo realizado simultaneamente em 4 cidades do interior da Bahia. Em janeiro, Barreiras teve uma turma iniciada, por demanda da COOPEB. Em seguida foi a vez de Vitória da Conquista (SICOOB CREDCOOP), Eunápolis (COOEDUC) e Veredas (SICOOB Extremo Sul), também tiveram turmas iniciadas. Destinado a educadores das cooperativas de ensino das redes pública e privada, cooperados, consultores, assessores, instrutores e outras pessoas relacionadas com o cooperativismo, o EDUCOOP tem carga horária de 200 horas, distribuídas em 9 módulos. De acordo com o presidente da OCEB, Cergio Tecchio, a realização deste curso demonstra a preocupação das cooperativas e do Sescoop/BA em preparar futuros cooperados: “o objetivo do programa é fortalecer o cooperativismo por meio da educação, levando o conhecimento da doutrina aos possíveis futuros cooperados, capacitando professores para que estes possam inserir conteúdos os fundamentos da cooperação no processo de ensino-aprendizagem”, comentou o presidente.
O EDUCOOP já vem sendo realizado sistematicamente por uma cooperativa de crédito em Teixeira de Freitas/BA, SICOOB Extremo Sul, desde o ano de 2006. A partir de 2011 passou a ser realizado em parceria com o Sescoop/BA. Oferecido pela primeira vez em Barreiras, o curso está sendo muito bem aceito e as expectativas estão sendo superadas, como afirma a diretora da COOPEB, Edlânia de Carvalho: “o curso possibilita um resgate do sentido da educação cooperativista, mostrando que o cooperativismo é uma ideia que não está presente apenas na escola, mas como no mundo inteiro. Nossos profissionais estão extremamente satisfeitos com o curso”, afirmou a diretora.
O programa qualifica os profissionais para melhoria da prática pedagógica no ensino do cooperativismo, difundindo a filosofia cooperativista, princípios e valores, a partir de disciplinas como História do Cooperativismo, Qualidade de Vida, e Empreendedorismo e Cooperativismo, além de oficinas, aulas expositivas e seminários.
Ainda nesse primeiro semestre, a cooperativa SICOOB Extremo Sul, iniciará as aulas de uma segunda turma do curso na região de Nova Viçosa.