Economia

Conselho vai apresentar propostas do Plano Estadual do Cooperativismo

Um Grupo de Trabalho está alinhando os segmentos do Plano de Cooperativismo com os temas estratégicos do PPA
Setre Ascom , Salvador | 14/04/2015 às 18:22
Reunião Cooperativismo
Foto: Setre Ascom

O Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop) entrega nesta sexta-feira 17, as contribuições do Plano Estadual do Cooperativismo ao Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 que está sendo construído, de forma participativa, pela Secretaria do Planejamento (Seplan).

 

A decisão foi tomada em reunião realizada nesta terça-feira 14, sob a presidência do secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes. Um Grupo de Trabalho (GT) está alinhando os segmentos do Plano de Cooperativismo com os temas estratégicos do PPA.  

 

O PPA 2016-2019 é o instrumento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual, considerando as despesas de capital e outras delas decorrentes, e as relativas aos programas de duração continuada.

 

A elaboração do documento estadual é orientada pelas diretrizes estabelecidas no PPA do Governo Federal e no Programa de Governo Participativo (PGP) do governador Rui Costa, seguida de levantamento e organização de informações.

 

Compõe o processo de construção do documento a coleta de dados de várias fontes. Uma das principais é a participação social, quando a sociedade civil dirá o que pensa sobre as políticas públicas do Estado, o que garante maior legitimidade e governabilidade à gestão.

 

O Plano Estadual de Cooperativismo foi criado ano passado (2014) pelo Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop) vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

 

O plano está direcionado às cooperativas baianas, consideradas na sua diversidade, envolvendo segmentos como educação, crédito, transporte, trabalho, produção, agricultura familiar, agropecuária, saúde, outros (especial; lazer e turismo; mineração; infraestrutura; habitação e consumo, incluindo as que se situam no contexto da economia solidária.