VIDE
SUCOM , Salvador |
10/04/2015 às 14:57
Agentes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) notificaram o Shopping da Bahia na manhã desta sexta-feira (10), por falta de manutenção predial. Fiscais do órgão realizaram uma vistoria no empreendimento depois do fechamento de alguns restaurantes da praça de alimentação do 3º piso em função do acúmulo de água no teto do local, causado pelas fortes chuvas que atingiram a capital baiana nesta quinta (9).
A equipe de fiscalização verificou que o acúmulo de água foi causado pelo entupimento da calha de captação pluvial. De acordo com a Lei 5907/2001, que dispõe sobre manutenção preventiva e periódica das edificações e equipamentos públicos ou privados em Salvador, os responsáveis pelas edificações deverão providenciar a recuperação, manutenção, reforma ou restauro necessário à segurança. A legislação estabelece, ainda, que os laudos técnicos das vistorias devem ser mantidos em local franqueado ao acesso da fiscalização municipal.
Ações preventivas - A Sucom vem realizando vistorias preventivas nos shoppings centers de Salvador, para garantir a segurança dos consumidores em situações de pânico e condições físicas do empreendimento. A meta é vistoriar, até o final do mês de maio, os cinco maiores centros de compras da capital baiana.
Durante a ação, os fiscais verificam o cumprimento de medidas que contemplam o Plano de Emergência, estabelecido na legislação de prevenção contra incêndio e pânico, e analisam o estado de conservação das edificações e equipamentos, além de determinar medidas saneadoras para garantia de segura. A intenção é evitar danos materiais e pessoais ocasionados por acidentes devido à depreciação das estruturas que compõem as construções.
Sete restaurantes da praça de alimentação do Shopping da Bahia, localizados no 3º piso, foram fechados devido ao acumulo de água em parte do teto.
Por meio de nota, a assessoria do Shopping da Bahia informou que não há risco de desabamento e que a praça de alimentação permanece aberta aos clientes. Uma equipe de engenheiros está no local para realizar os reparos.
Por conta do serviço, uma das redes de fornecimento de gás da praça foi bloqueada. Os restaurantes voltam a funcionar nesta sexta, 10.