Economia

O negócio da música tem orientador com apoio do Sebrae em Salvador

Como cuidar do negócio na música
Lab da Noticia , Salvador | 06/04/2015 às 10:32
Leonardo Salazar
Foto: DIV
Geralmente o músico é quem menos ganha dinheiro com a música. Ser músico hoje em dia não é mais só ensaiar e tocar. O músico precisa aprender a tocar o negócio. Para dá noções de gestão empresarial virá a Salvador, no próximo dia 8 de abril, às 9 horas, o comunicólogo Leonardo Salazar para uma palestra através da parceria entre o Festival da Música Ilimitada e o Sebrae. Em Salvador, o palestrante apresenta o "Música Ltda: o negócio da música para empreendedores".

O Festival da Música Ilimitada é promovido pela Odò Produção Cultural, com o patrocínio da TIM e do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Estadual de Incentivo  ao Patrocínio Cultural, FAZCULTURA.

A Palestra: O negócio da música faz parte da indústria do entretenimento, segmento que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo, superando a indústria automobilística em faturamento, ficando atrás apenas da indústria bélica. A cadeia produtiva da música está baseada principalmente em três fontes de renda: o disco, o show e
os direitos autorais. Muitos contratantes de show, empresas patrocinadoras e até editais públicos de fomento exigem que o proponente tenha personalidade jurídica, vale dizer, CNPJ. 

A Lei Complementar 128/08 criou a figura do empreendedor individual, que paga impostos fixos mensais independentemente do faturamento. Recente pesquisa revelou que o show de música é a segunda atividade cultural mais frequentada pelo brasileiro. E que o brasileiro acha justo pagar, em média, R$ 16 por um show e R$ 9 por um disco. O ambiente está favorável à criação e ao desenvolvimento econômico sustentável de empreendimentos musicais de pequeno e médio portes. Cabe ao músico entender a situação e decidir que posição tomar diante desse cenário. A palestra é baseada em um livro homônimo e irá abordar os principais assuntos da indústria da
música, do empreendedorismo, das finanças e do marketing. 

Leonardo Salazar é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (UFPE) e especialista em Gestão de Negócios(Fcap/UPE). Trabalha com o negócio da música desde dezembro de 2001. Durante essa caminhada participou de muitos projetos e empreitadas. Foi assessor de imprensa, assistente de produção, empresário/agente/produtor de artistas, promotor de shows, tour manager no Brasil e em alguns países da Europa, produtor fonográfico e sócio administrador da própria microempresa de produção cultural. O autor já participou de aproximadamente 213 eventos musicais, em 68 casas de show e 35 festivais, passando por 34 cidades de cinco países e dois
continentes. 

Elaborou projetos culturais e captou recursos diretamente com empresas e governos. Ministrou cursos, oficinas e palestras a convite do Ministério da Cultura, da Fundarpe e da Prefeitura do Recife. Foi professor das disciplinas "Empreendedorismo" e "Elaboração de projetos culturais" do curso de Produção Fonográfica da faculdade AESO.
Foi palestrante da Feira Música Brasil 2009.