Economia

FEIRA de Economia Solidária da Bacia do Jacuipe reforça cooperativismo

Os visitantes puderam conhecer e adquirir produtos feitos de forma cooperada e de maneira sustentável, principalmente, por grupos de mulheres da região.
Calila Noticias , Região do Sisal | 15/12/2014 às 09:48
Difusão e vendas de produtos de associações e cooperativas
Foto: Lourivânia Soares
Oficinas de grafite, flores, quadros com materiais reciclados, além de rodas de conversa foram algumas das atividades que integraram a Feira de Economia Criativa, Solidária e Feminista promovida pelo Centro Público de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe (CESOL) nos dias 11 e 12 de dezembro, em Pintadas. O evento aconteceu em parceria com o Festival Nacional de Curtas Pensar Filmes e contou com presença de 30 grupos acompanhados pelo CESOL, organização responsável pelo assessoramento dos empreendimentos econômicos solidários dos 14 municípios do Território.

Regina Cardoso dos Santos, 65 anos, e Isabel Nunes, 63, da Associação de Mulheres de Vaca Brava, em São José do Jacuípe, participaram da oficina de Grafite e gostaram muito da atividade. “Isso aqui é bom demais. A gente divulga nossos produtos, aprende e troca experiências”, disse Isabel.

Os visitantes puderam conhecer e adquirir produtos feitos de forma cooperada e de maneira sustentável, principalmente, por grupos de mulheres da região. Peças de artesanato, artigos de decoração, além de sequilhos, biscoitos, beijus, temperos e vários produtos formaram uma amostra da diversidade e da identidade cultural da região.

“A feira é importante porque divulga os nossos produtos, a gente aprende mais e ganha novas experiências”, garante Creuza da Cunha Carneiro, 51 anos. Ela faz parte do Grupo de Mulheres Sabor Natural do Nordeste, da comunidade Baixa Grande, em Quixabeira. “Viemos divulgar o nosso trabalho e ao mesmo tempo prestigiar o trabalho do CESOL porque depois dele nós tivemos mais informação e ganhamos o reconhecimento da comunidade”, avalia Marilza Daltro Oliveira, do Grupo de Mulheres da Associação Comunitária de Itatiaia, em São José do Jacuípe.

O empoderamento e a garantia dos direitos das mulheres também estão na pauta do CESOL e da Rede Pintadas, que gerencia o projeto. Neste sentido, a programação abriu espaço para a realização de uma roda de diálogo com a participação de jovens da Marcha Mundial de Mulheres e representantes dos grupos produtivos.

Os Centros Públicos de Economia Solidária mais conhecido por Cesol’s são espaços multifuncionais públicos, de caráter comunitário, que se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária. Consistem em estruturas criadas e mantidas por meio de parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada, no caso de Pintadas, através da Rede Pintadas, tendo a SENAES/MTE – Secretaria Nacional de Economia Solidária e a Rede Brasileira de Gestores Públicos da Economia Solidária seus principais difusores.