Vide
Ascom ZN , Salvador |
06/11/2014 às 13:43
O líder do governo na Alba, deputado Zé Neto, participou na manhã desta quarta-feira (5) da abertura do 2º
Simpósio Internacional sobre Produção Competitiva de Leite – Interleite Nordeste 2014. O evento está sendo realizado no Grand Hotel Stella Maris, em Salvador e contará com palestras que abordarão desde questões relacionadas ao desenvolvimento econômico, mão de obra e perfil do consumidor do Nordeste, até
novas tecnologias para produção.
A Bahia foi o estado escolhido para sediar o evento, pela segunda vez, por ser um dos maiores produtores do
país, sendo responsável por cerca de 40% de todo o PIB da indústria leiteira nordestina.
Apelidado como o “Pai do Leite na Bahia” por seu esforço em prol da estruturação da cadeia produtiva do leite no estado, Zé Neto lembrou as ações do governo do Estado, que desde o começo, em parceira com diversas entidades, entre elas a Sindleite, a FAEB, associações e cooperativas da agricultura familiar, possibilitaram a criação da Câmara Técnica do Leite.
Com a criação dessa Câmara surtiu efeito positivo na evolução da cadeia com medidas fiscais, de fomento,
infraestrutura, logística, ações de composição que atendem os interesses de todos aqueles que compõem o ciclo produtivo do leite. Foi criado ainda um conjunto de ações que fez com que a política fiscal fosse remodelada, abrindo um diálogo mais permanente não só com o setor do leite, mas também com outras
cadeias produtivas.
Para Zé Neto a política do diálogo com as cadeias produtivas devem evoluir no próximo governo, no
entendimento de legitimar as decisões governamentais e políticas públicas do estado.
“Estou muito feliz em participar desse evento, e em meu nome e em nome do Governo do Estado eu afirmo que estaremos sempre abertos ao diálogo com a categoria no sentido da estruturação da cadeia. A estrada é longa, nós sabemos das dificuldades, muito ainda há para se fazer no país e nesse estado, mas tenham a convicção que esse encontro de hoje já é uma demonstração clara de que a cadeia produtiva do leite está no caminho certo, se fortalecendo, na busca de conhecimento, de novas tecnologias e soluções para o crescimento do setor na Bahia. Vamos continuar conversando e apontando para o caminho de mais desenvolvimento. Parabéns pelo evento e contem sempre com o Governo do Estado para juntos corrigirmos o que não acertamos e aprimorarmos o que deu certo”, concluiu Zé Neto.
O evento tem como coordenador o sócio-diretor da AgriPoint, Marcelo de Carvalho, e contou com a presença do
Secretário Substituto da Agricultura Familiar, Argileu Martins da Silva; o ex-secretário de Agricultura do Estado e deputado estadual eleito, Eduardo Salles; a representante da SEDES, Rose Pondé; o diretor da EBDA, Marcelo Matos;a gerente de Agronegócio do Sebrae, Célia Fernandes; o vice-presidente de desenvolvimento do Senar/Ba, Humberto Miranda Oliveira; o gerente estadual da CONAJ, Paulo Roberto Santos; o vice-presidente do Sindleite/Ba, Lutz Viana Rodrigues; e o diretor da Leite e Negócios, Raimundo Reis.