Economia

Prefeitura SSA promove curso de capacitação profissional para mulheres

“Da Cozinha ao Empreendedorismo” é realizado gratuitamente no Centro de Referência Loreta Valadares, nos Barris
Agecom , Salvador | 03/10/2014 às 15:34
Primeiros passos para o cooperativismo
Foto: DIV
Uma aula inaugural realizada nesta sexta-feira (3) celebrou o início do curso “Da Cozinha ao Empreendedorismo”, realizada no Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV), nos Barris. Promovida pela Prefeitura do Salvador, por meio da Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM), Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema), a ação é voltada para a capacitação profissional de mulheres e tem o intuito de contribuir para o desenvolvimento da autonomia econômica do público feminino.

O curso reúne 30 mulheres por turma, em oito aulas realizadas sempre das 8h30 às 11h50. Na ocasião, as alunas aprendem como lidar com alimentos na cozinha, a relação dos alimentos com a saúde e a importância da pesquisa de preço, além de esclarecimentos sobre produtos, conservação e aproveitamento integral dos alimentos de forma teórica e prática. “As ações são realizadas dentro do projeto Saúde na Panela, que mostra como ter saúde ao manipular os alimentos de forma integral”, esclarece a nutricionista da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) da Semps, Anailza Santana.

Uma das frequentadoras do Loreta Valadares e participante do curso, a aposentada Maria Jose Brito aprovou a iniciativa. “Espero saber fazer os lanchinhos direitinho e já estou pensando em abrir um negócio para mim onde moro”, afirmou. A desempregada Nilda Pereira também já faz planos após a capacitação. “Pretendo abrir um restaurante em sociedade com uma prima que já fez um curso desse tipo”.  

A assistente social e subgerente do Loreta Valadares, Doranei Alves, lembra que esta ação visa possibilitar que as mulheres saiam da situação de vulnerabilidade e pobreza. As interessadas ainda podem fazer a inscrição no CRLV, na Rua Almirante Coelho Neto, 1, Barris, ou entrar em contato pelo número (71) 3235-4268.