Economia

PREFEITURA lança Coité Empreende e busca caminhos para novos negócios

vide
PMC Ascom , Conceição do Coité | 16/08/2014 às 12:25
Empresários de Coité participaram do evento que ainda é preliiminar
Foto: DIV
 Prefeitura de Conceição do Coité, através das Secretarias de Indústria, Comércio e Serviços e da Secretaria de Administração, realizou o workshop de lançamento do Programa Coité Empreende. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com a participação do empresariado local.

Segundo os representantes do Sebrae que apresentaram o projeto para os empresários, a criação do programa surgiu da iniciativa da prefeitura municipal, tendo em vista a percepção sobre a realidade atual dos negócios em Coité, bem como uma preocupação sobre o futuro. O projeto ainda tem o objetivo de nivelar os cenários para a construção de uma perspectiva conjunta, tal como o fortalecimento de posturas colaborativas, cooperativas e integradoras entre a prefeitura municipal, o CDL e as instituições privadas e públicas da cidade.

A discussão abordou o crescimento econômico de Conceição do Coité e visou esclarecer sobre melhorias na eficiência de negócios que já existem e/ou ampliação com novos, como apoiar o desenvolvimento dos negócios coiteense.

A proposta é a realização de um Programa de Integração Institucional na cidade com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico do município, criado para que empresas, instituições de pesquisa, financeira e de apoio, além do governo e da sociedade civil possam pensar juntos Coité para negócios.

Empresários ficaram satisfeitos com o programa e destacaram a importância do mesmo para o desenvolvimento de Coité
Empresários ficaram satisfeitos com o programa e destacaram a importância do mesmo para o desenvolvimento de Coité

Kleuber Cedraz, Secretário de Administração, ressaltou a importância do programa e convocou os empresários para a concretização deste projeto: “queremos uma Coité crescendo, cada dia melhor e precisamos do apoio de vocês”.

O consultor técnico de capacitação do Sebrae, Antônio Argolo, que fez esclarecimentos a respeito da maneira como o projeto pode ser viabilizado, lembrou que “a ideia não nasceu por acaso e foi a partir de várias conversas com os secretários de Administração, de Indústria e Comércio e o Prefeito Assis, pois Coité tem um histórico de aceitação de coisas novas, e o coiteense tem orgulho de ver o desenvolvimento econômico de sua cidade”, disse.

“Isso é algo que será construído coletivamente com o empresariado, não é receita de bolo. A ideia é que possamos crescer, mas algo pensado por/com todos. Pensando e discutindo sobre a viabilidade dessas propostas, a curto, médio e longo prazo”, pontuou José Raimundo Carneiro, representante do Sebrae.

Agente de Desenvolvimento do município, Robério Coelho refletiu sobre a relevância do projeto, para ele, “com a dimensão do que é o Coité Empreende, espera-se que tendo sucesso uma mudança radical vai acontecer na história da cidade por conta do seu potencial em gerar emprego e renda”.

Ainda segundo ele, o êxito do programa se dará se os agentes de desenvolvimento inseridos no projeto forem protagonistas, ou seja, desde a articulação, viabilização e execução. A figura do AD tem que estar presente.

Resultados do Workshop

Após as discussões, o secretário Kleuber Cedraz foi escolhido o representante da comissão que será formada pelos empresários para compor o Programa de Integração Institucional, que tem o propósito de promover o desenvolvimento de negócios em Conceição do Coité, a partir de estratégias institucionais integradas e ainda conhecer o ambiente empresarial; analisar exemplos internos e externos; identificar temas de interesse para atuação; identificar e aproximar potenciais parceiros para o programa; promover estratégias integradas de atuação; promover o melhor ambiente para o desenvolvimento de negócios; avaliar de forma conjunta os resultados alcançados e realizar a gestão da informação.

Ainda ficou acordado para que no próximo encontro, previsto para 3 de setembro  de 2014, as 14 h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) cada representante das instituições elaborem uma apresentação sobre aspectos relevantes das empresas, um momento para que todas possam ser conhecidas.