O evento foi marcado pelo termo de cessão dos direitos de uso do Sistema Integrado de Auditoria Fiscal (SIAF), desenvolvido pelo Instituto
Imprensa IAF , Salvador |
11/08/2014 às 19:27
Licia Soares presidente do IAF fala do momento histórico do encontro
Foto: BJÁ
Auditores Fiscais da capital e do interior da Bahia compareceram na manhã de hoje (11) à Sala de Reuniões do GASEC, no prédio da SEFAZ-BA, para a cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF) e a SEFAZ.
O evento foi marcado pelo termo de cessão dos direitos de uso do Sistema Integrado de Auditoria Fiscal (SIAF), desenvolvido pelo Instituto. A cessão do software à Secretária da Fazenda Estadual se deu sem qualquer ônus para o Estado da Bahia, e tem por objetivo colaborar para o desenvolvimento da SEFAZ-BA e facilitar o dia-a-dia dos Auditores Fiscais nas atividades de fiscalização.
Durante o seu discurso, o subsecretário da Fazenda, João Aslan parabenizou a iniciativa e comprometimento da direção do Instituto, e agradeceu em nome de todo o quadro de servidores pelo moderno e eficiente programa.
O acordo que envolve o fornecimento do número de licenças necessárias para equipar toda o quadro de auditoria da SEFAZ-BA, prevê ainda suporte múltiplo, atualizações e contínuo desenvolvimento do aplicativo, que, quando ainda estava em estágio experimental, foi responsável pela recuperação de mais de 100 milhões de reais nos últimos meses, mostrando-se uma poderosa ferramenta a ser utilizada no combate à sonegação fiscal.
"Durante a cerimônia, a presidente do IAF, Lícia Soares, falou da importância daquele momento histórico, tanto para o Instituto como para a Secretária da Fazenda e parabenizou os auditores Jorge Gonzaga e Joaquim Maurício, coordenadores técnicos do projeto, por terem abraçado a ideia e dedicado tempo e conhecimento em auditoria e informática para o desenvolvimento deste aplicativo de excelência."
“Ao decidirmos criar o SIAF – Sistema Integrado de Auditoria Fiscal – ainda na gestão do nosso colega Helcônio Almeida, sabíamos quão longa e desafiadora seria esta empreitada. Sair do estágio zero para o desenvolvimento de um potente aplicativo. Mesmo assim, isso não foi obstáculo, para que, um grupo de obstinados empreendedores, imbuídos do único objetivo de dotar o quadro de Auditores Fiscais do Estado da Bahia de uma pioneira ferramenta tecnológica, apta a desbravar o, até então, desconhecido e inovador ambiente da NFE e do SPED, pudesse desenvolver o mais completo aplicativo do gênero”, disse a presidente.
O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, entregou placas de homenagem aos principais coordenadores da equipe técnica que desenvolveu o sistema que promete colocar a Sefaz/Ba na vanguarda da auditoria fiscal eletrônica em ambiente SPED e NFE. Por fim, os Auditores Fiscais, Jorge Gonzaga e Joaquim Maurício, agradeceram pela homenagem e pelo apoio do Instituto para o desenvolvimento deste projeto tão pioneiro e de grande valia para o trabalho de Auditoria Fiscal, que consequentemente, trará retorno para toda a sociedade baiana e crescimento para o Estado.