vide
Setre , da redação em Salvador |
07/04/2014 às 22:32
Nesta segunda-feira, 7 de abril, a Arena Fonte Nova comemora o seu primeiro aniversário, contabilizando números importantes na área esportiva e também na área de entretenimento. Fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e a Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), a Arena, com característica multiuso, recebeu mais de 800 mil torcedores só nos jogos de futebol, além de outras 160 mil pessoas em eventos de negócios e entretenimento.
De abril do ano passado até o último Ba-Vi, deste domingo (6), a Fonte Nova contabilizou 43 jogos de futebol, com média de público de 19 mil torcedores por jogo. Foram partidas preparatórias para a Copa do Mundo, da Copa das Confederações dos Campeonatos Brasileiro e Baiano, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Copa Sul-Americana.
Já na parte de entretenimento, diversos eventos foram realizados nos mais diversos espaços da arena, reunindo milhares de pessoas em shows como os de Elton John (40 mil), Ivete Sangalo (36 mil) e David Guetta (20 mil). Por meio do programa de visitação guiada (tour), quatro mil pessoas já conheceram as instalações do estádio em apenas 90 dias.
Empreendimentos
Para o secretário Nilton Vasconcelos, gestor público responsável pelo contrato de PPP da Arena, essas atividades são muito importantes e necessárias para garantir a sustentabilidade econômica do equipamento. “Passada a Copa do Mundo, nossa expectativa é de que a empresa responsável pela operação possa incrementar ainda mais a realização de ações que contribuam com a receita da arena. Temos também uma etapa importante para somar a essa receita, que são a construção e funcionamento dos equipamentos do entorno”, observa o secretário.
A implementação de um shopping center e de um hotel de médio porte, uma casa de show e prédios comerciais foi apontada pelo estudo de viabilidade econômica feito para o projeto da Arena Fonte Nova como possíveis empreendimentos comerciais com grande potencial para aquela área.
Palco da Copa do Mundo e Olimpíadas 2016 – Futuro palco de seis (6) partidas da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, o estádio se consolida como principal espaço multiuso da Bahia, requalificando e valorizando todo o seu entorno, na região central da capital baiana. Em junho deste ano, a Fonte Nova receberá cinco partidas da Copa do Mundo de futebol: Alemanha x Portugal, Espanha x Holanda, França x Suíça, Bósnia x Irá e um jogo das oitavas de finais.
No mês passado, a Arena Fonte Nova foi confirmada como sede de partidas de futebol das Olimpíadas de 2016 que serão disputadas no Brasil. O anúncio foi feito durante a sexta visita oficial da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional para o evento. Este será o segundo evento de grande porte que a Arena irá sediar.
A Fonte Nova foi inaugurada pela primeira vez, em 1951. Passou por sua primeira reforma em 1971, quando ganhou o então anel superior. Em 2010, em face de acentuado processo de deterioração de sua estrutura, foi demolida e reconstruída pelo Governo do Estado, num processo conduzido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).