vide
Thiara Regis , da redação em Salvador |
02/03/2014 às 13:20
O bom trabalho das cooperativas
Foto: DIV
Uma parceria entre Prefeitura Municipal de Salvador, Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado e cooperativas de catadores de lixo está conquistando um importante legado para a cidade de Salvador. Foram instalados seis pontos de recolhimento de materiais recicláveis no entorno dos circuitos do carnaval, além do trabalho que é realizado nos camarotes, Avenida Contorno e carnaval dos bairros. A medida visa recolher plástico e alumínios todos os dias de festa, garantindo limpeza, sustentabilidade e uma renda extra para as cooperativas.
No Circuito Dodô (Barra/Ondina), o Movimento Nacional dos Catadores, já havia recolhido 1,5 tonelada de latinhas e 1.200kg de plástico até a quinta-feira (27). “Os resíduos são estocados e diariamente é realizada a venda do alumínio para uma empresa e o plástico é destinado para as cooperativas envolvidas, para separação e prensagem”, destaca João Paulo, articulador do movimento. Participam da ação as cooperativas Caec, Recicla Salvador, Coperbrava e a ONG Pangea.
Segundo o secretário Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes, a ação proposta para o Carnaval está totalmente alinhada com a estratégia da secretaria ao longo do ano de 2014. “A secretaria faz este ano a entrega dos pontos de entrega voluntário, e a atividade realizada durante o Carnaval é essencial para o processo de conscientização, fazendo com que a população se familiarize com essa nova forma de conduta em relação ao lixo”, frisa Gomes.
Até o momento o Movimento Nacional dos Catadores já cadastrou 220 catadores para a operação, mas a proposta é que até o final do Carnaval esse número chegue a 400. Os catadores avulsos podem se cadastrar em qualquer um dos seis pontos de recolhimento, onde receberão equipamentos de proteção individual como luva, boné, bota e uniforme.
Confira os locais dos postos:
Praça Bahia Sol – Ondina
Rua Carlos Chiachio – Ondina
Rua Dr. Osvaldo Ribeiro (transversal com a rua Baependi – Ondina)
Ladeira da Montanha
Politeama (Próximo ao Orixás Center)
Largo 2 de Julho.