Associativismo em curso
Decom , da redação em Salvador |
17/02/2014 às 14:19
Associação Roça do Povo
Foto: Pedro Augusto
Visando a promoção e desenvolvimento econômico e social, além do incentivo a uma maior e melhor produtividade na agricultura familiar regional, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) da Prefeitura de Itabuna, firmou parceria com o Centro Público de Economia Solidaria – CESOL para a execução de nove cursos voltados para a boa prática de fabricação, higiene e especialmente a segurança dos alimentos. Iniciados desde no dia 13 os cursos sendo ministrados pelo médico veterinário Ivan Gouveia Montenegro e vão até o dia 28.
O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida Filho, lembra que a oferta de cursos de capacitação e treinamento dos pequenos produtores rurais da agricultura familiar pela Prefeitura e rotina. Os cursos servem de base para a renovação dos conhecimentos, aprimoramentos dos processos de agroindustrialização e inovação tecnológica, além de fortalecer o desenvolvimento econômico regional.
Montenegro disse que o treinamento é destinado aos pequenos produtores rurais, especificamente os que trabalham com processamento de alimentos como geléias, polpa de frutas, bolos, chocolates, mel e pescado. Segundo explicou os cursos foram divididos em módulos com aulas teóricas e práticas, incluindo visitas aos laboratórios da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) e Ceplac que são instituições parceiras da Seagrima na elaboração e execução de projetos voltados para a agropecuária em Itabuna.
Maiores informações sobre os cursos ainda podem ser adquiridas entre as 8 às 14 horas, no Departamento de Cooperativismo e Associativismo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, no Centro Administrativo Firmino Alves, no bairro São Caetano. As aulas teóricas acontecem na sede do CESOL, situado na Rua Libêncio Machado, próximo à Estação Rodoviária Francisco Ferreira da Silva, no centro da cidade.