Economia

FIEB ANUNCIA PRESENÇA DE DELEGAÇÃO INDUSTRIAL NA BAHIA DIA 17

vide
| 11/02/2011 às 19:10

Uma delegação empresarial e política do estado de Baden-Württemberg, uma das regiões mais ricas e industrializadas da Alemanha, chega a Salvador na próxima quinta-feira (17/02) e permanece até sábado (19/02). Além de contatos protocolares, a delegação tem encontro marcado com empresários baianos do setor industrial durante a II Rodada Internacional de Negócios Bahia e Baden-Württemberg.


O encontro será na sexta-feira (18/02), a partir das 11 horas, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). O objetivo é viabilizar o intercâmbio entre empresas de ambas as regiões que tenham interesses convergentes, favorecendo a criação de um ambiente de negócios.


Liderada por Richard Drautz, secretário de Estado do Ministério da Economia de Baden-Württemberg, a delegação está trazendo a Salvador executivos de 17 empresas alemãs de diversos segmentos industriais, dentre os quais automobilístico, eletroeletrônico, construção, metalúrgico e serviços. Está confirmada a participação de 30 empresas baianas na II Rodada Internacional de Negócios. O secretário estadual da Indústria, James Correia, recebe a delegação no dia 18, às 11 horas.


INOVAÇÃO - "É a oportunidade para estabelecer as bases de futuros negócios por meio de parcerias estratégicas", assegura a gerente do Centro Internacional de Negócios da Fieb, Daniella Cunha. "Estamos falando de contatos interessantes para conhecimento do mercado alemão, especialmente o de um estado que se destaca pelo estímulo ao empreendedorismo e à inovação tecnológica". O estado de Baden-Württemberg, cuja capital é Stuttgart, destaca-se pela produção de máquinas, indústria automotiva e pelo setor eletrotécnico.


Esta é a segunda vez que uma delegação de Baden-Württemberg vem à Bahia em busca de oportunidades de negócios - a primeira visita foi em 2007. Naquela oportunidade, o estado alemão estabeleceu acordos de cooperação com o Senai Cimatec, um dos principais centros tecnológicos do país. A cooperação resultou em dois projetos. Um deles

é o desenvolvimento de polímero reforçado com bagaço de cana em parceria com a empresa Tecnaro. Já o projeto TheoPrax consiste na implantação desta metodologia, desenvolvida por pesquisadores do Instituto Fraunhofer, no ensino técnico e superior do Senai Bahia.