Economia

COOPERATIVA AGRICOLA DO BAIXO SUL EXPÕE PRODUTOS AGRICOLAS EM SSA

vide
| 23/01/2011 às 19:15

Você sabe de onde vem as hortaliças, verduras e legumes que compra nos supermercados?


Uma ação de parceria entre o GBarbosa e a Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), no Baixo Sul da Bahia, está ajudando os consumidores a entender a cadeia de produção e consumo de produtos agrícolas.


Até o dia 28 de janeiro, os consumidores que passarem pela loja do Hiper GBarbosa, no Costa Azul, vão encontrar um estande com exposição diferenciada de banana da terra, abacaxi e aipim, todos produzidos por agricultores baianos, membros da Coopatan.


O objetivo da ação é Influenciar e conscientizar o consumidor para a busca do consumo consciente, já que os produtos são oriundos da agricultura familiar e segue um padrão sustentável de produção.


Coopatan e GBarbosa são parceiras desde 2006 no fornecimento de farinha de mandioca, principal produto da cooperativa. Segundo Juscelino Macedo, líder da aliança cooperativa da mandioca no Baixo Sul da Bahia, a parceria com a rede de supermercados só é positiva. "Além de apresentarmos novos produtos para serem fornecidos ao GBarbosa, essa ação reforça a imagem da cooperativa e leva informação ao consumidor", resume.


"Hoje a Coopatan é um dos grandes fornecedores de farinha da rede Gbarbosa. O resultado deste projeto é a geração de renda para mais de 1.000 pessoas que atuam em toda a cadeia produtiva desde o plantio da mandioca até a comercialização da farinha. Além disso, promove-se a qualificação dos produtores e suas famílias, a inclusão deles no mundo dos direitos e o fomento à organização comunitária e autogestão. O impacto do projeto é a manutenção do homem no campo com qualidade de vida e o rompimento do ciclo de migração para as grandes cidades", avalia o Gerente de Responsabilidade Social e Instituto GBarbosa, Fábio Oliveira.


A produção de mandioca no Baixo Sul da Bahia, através da Coopatan, integra o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), que reúne ainda o trabalho desenvolvido pela Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), Cooperativa dos Produtores de Águas Continentais (Coopecon) e Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap).


Uma das linhas de trabalhdo PDIS junto com as cooperativas é a criação da Cultiverde, uma linha completa de produtos sustentáveis, cujo trabalho tem como base a sustentabilidade e a inclusão social. Entre os produtos Cultiverde, estão também o palmito, o artesanato e a farinha de mandioca.


CULTIVERDE - A Cultiverde é uma linha de produtos do Baixo Sul da Bahia que leva em conta a cadeia de sustentabilidade para produção e tem como alicerce o trabalho desenvolvido através da agricultura familiar. Os produtos Cultiverde contam com o Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e com o Selo Estadual da Agricultura Familiar, na Bahia. A produção é feita segundo um modelo de alianças cooperativas, com inclusão social, geração de trabalho e renda digna para agricultores e suas famílias. Para mais informações sobre a empresa e os produtos Cultiverde, acesse http://www.cultiverde.com.br/.