Economia

ASSINADO PROTOCOLO INTENÇÕES PARA INSTALAR FÁBRICA BRASFRUT NA BAHIA

VIDE
| 01/12/2010 às 12:05

A Câmara Setorial da Fruticultura, que engloba a citricultura e é presidida pelo secretário da Agricultura, Eduardo Salles, analisa a provável implantação de uma fábrica da Brasfrut, no município de Rio Real, para produzir suco concentrado de laranja e polpas, gerando empregos diretos e dinamizando a economia do município.

Para viabilizar a instalação da indústria, o governo do Estado, através das secretarias da Agricultura, da Fazenda e da SICM, assinou protocolo de intenção com a Brasfrut, na terça-feira, criando as condições para a agroindustrialização da laranja. "Esse era um grande desejo dos produtores que agora, através da Câmara Setorial, conseguimos realizar", afirma Eduardo Salles.

 

 Convidados pelo presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia , João Martins, e recepcionados pelo secretário da Agricultura, Eduardo Salles, e pelo diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, presidentes das federações de agricultura de vários estados do país visitaram a Fenagro 2010 para conhecer o sistema pioneiro da Guia de Trânsito Animal (GTA) via satélite, com a intenção de importar. "Nós estamos modernizando a pecuária baiana, aperfeiçoando as ações de defesa agropecuária, e os resultados obtidos estão sendo referencial para outros estados", disse o secretário Eduardo Salles, lembrando que defesa agropecuária é questão de saúde pública e que a Bahia compartilha suas idéias inovadoras.  

O projeto piloto do sistema de emissão de GTA On Line está sendo executado pela Adab em 40 pontos do Estado.


A GTA On Line funciona a partir de um terminal móvel, equipado com um dispositivo georeferenciado por GPS, que faz a leitura e gravação de dados do animal através de um brinco eletrônico. Assim é possível realizar a identificação, a pesagem, a vacinação, acompanhar o trânsito do animal e todo o seu histórico de vida, além de emitir a GTA On Line, oferecendo mais agilidade ao serviço de defesa sanitária em todo o território baiano. O sistema permite maior segurança e rapidez na identificação do rebanho, no controle da sanidade e na rastreabilidade do animal.