Economia

SIAF É FERRAMENTA IMPORTANTE PARA RECUPERAR CRÉDITOS FISCAIS NO ESTADO

vide
| 18/11/2010 às 08:06
Apresentação do SIAF a auditores do IAF na Casa do Comércio, em Salvador
Foto: BJÁ
   O Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF) apresentou oficialmente a primeira versão do SIAF - Sistema Integrado de Auditoria Fiscal. Mais de 300 auditores e convidados da Capital e do interior estiveram na Casa do Comércio para conhecer o programa, que é inteiramente desenvolvido por auditores fiscais filiados ao IAF e voltado para a análise, batimento e auditoria de dados compatíveis com a Escrituração Fiscal Digital - EFD.


  A presidente em exercício do IAF, Lícia Maria Soares, destacou que o sistema terá um papel importante na recuperação de créditos fiscais nos próximos anos já que, até lá, os contribuintes serão obrigados a adotar a EFD. "Hoje começa um novo ciclo na auditoria fiscal. Nunca tivemos um sistema de fiscalização tão eficaz quanto o SIAF. O trabalho continuará sendo feito pelo auditor fiscal, mas desta vez teremos uma eficiente ferramente eletrônica para nos auxiliar.


  Considero o SIAF a ferramenta que sempre nos faltava para que continuássemos a ocupar a posição de destaque que os auditores baianos sempre detiveram em termos de eficiência, rapidez e qualidade dos trabalhos", destacou.

  Criado com base na experiência diária dos Auditores da Bahia, o SIAF é um sistema pioneiro e que poderá ser levado para outros estados. "Mais uma vez o IAF é pioneiro em buscar a adequação do nosso trabalho a nova realidade trazida pela NFe e o SPED. Se outros estados quiserem adquirir o SIAF será ótimo, pois estaremos facilitando o trabalho de mais colegas", afirmou Sérgio Furquim, Diretor de Assuntos Econômicos do IAF.

  De acordo com os Auditores Fiscais Jorge Gonzaga e Joaquim Maurício, idealizadores e responsáveis técnicos pelo SIAF, o objetivo principal deste sistema é criar uma nova metodologia de Auditoria que possibilite os trabalhos no novo ambiente da Escrituração Fiscal Digital. Segundo Gonzaga a nova ferramenta estará disponível para associados do IAF para download no site do IAF nos próximos dias, para a primeira fase do uso. "A interface que usaremos é uma coisa amigável e intuitiva, não pode ser uma coisa complicada. Nós lançaremos a primeira versão e aos poucos vamos incrementando as funções e incluindo novos roteiros, melhorando o sistema no dia a dia. Dessa forma, o SIAF vai ficando mais consistente e rápido", explicou Gonzaga.

Autoridades fazendárias marcam presença
 

Além de Auditores de todo o Estado, o lançamento do SIAF contou com a presença de jornalistas e de autoridades fazendárias. O subsecretário estadual da Fazenda, Carlos Batista destacou a agilidade que o sistema deverá trazer já no início do ano: "O SIAF será uma ferramenta de vital importância para os auditores neste momento já que, a partir de janeiro, haverá a obrigatoriedade das empresas que arrecadam mais de R$ 2 milhões de usarem o sistema público de escrituração digital, o Sped."

Já o superintendente de Gestão Fazendária da Bahia, Luiz Roberto Santos Ferreira, parabenizou o IAF pela criação do sistema e relatou o quanto é difícil trabalhar sem sistemas adequados: "Antigamente a gente trabalhava manual, demorava dias para realizar as fiscalizações. Depois veio o Excel, que facilitou muito o nosso trabalho, e foi evoluindo com o passar do tempo. E hoje com a criação do SIAF deu-se um passo ainda maior no trabalho da auditoria".

O presidente da Sindifisco Nacional, Pedro Delarue Tolentino Filho, que não pode comparecer porque estava no Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (CONAF 2010). A presidente da ABAM - Associação dos Auditores Municipais do Estado da Bahia, Ana Amélia Barreira de Alencar Doria, tembém esteve presente no evento e já solicitou ao IAF ajudar na confecção de sistema semelhante de Auditoria para o município de Salvador. O Sindifisco Nacional não esteve presente, mas o Sindifisco DS - Salvador foi representanda por seu vice-presidente, Roswílcio José.