Com programação recheada de novidades e expectativa de realizar bons negócios, a Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) começa no próximo dia 27, no Parque de Exposições de Salvador, e deve atrair um público estimado em 200 mil pessoas durante os seus nove dias de realização. Além de promover a visitação de mais de 10 mil estudantes da rede pública, e a demonstração da atuação de 24 cadeias produtivas e todas as etapas de produção, a Secretaria da Agricultura vai transferir todo seu gabinete para o Parque de Exposições de Salvador, onde o secretário Eduardo Salles vai despachar durante todos os dias do evento.
"Em cada módulo do projeto, serão demonstrados ao público visitante, de maneira prática, todos os elos da cadeia desde a semente, a muda, a planta nas suas diversas fases, até o processo de transformação e beneficiamento da matéria-prima, com a finalização por meio da comercialização dos produtos consumidos nos mercados", descreveu a coordenadora da comissão organizadora do projeto, Andrea Schere. Ela destaca que o principal foco desta apresentação se concentra na participação efetiva dos jovens alunos da rede pública de ensino.
Os estudantes, que farão parte de todos os processos demonstrados nas cadeias, participarão ainda de um concurso de redação sobre o tema "Alimentação Saudável - De onde vem o alimento que chega à sua mesa", lançado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), com premiação para os alunos vencedores que elaborarem os melhores textos sobre o assunto.
Durante o percurso de visitação das cadeias produtivas, cada participante das escolas poderá interagir com os especialistas de cada cadeia, conhecendo as particularidades de cada produto, tirando dúvidas dos processos e tendo acesso aos produtos finais, seja por degustação ou aquisição. Pretende-se passar para os alunos e para o público em geral que o leite não sai da caixinha tetrapak e sim da vaca, do campo, e que passa por vários processos de produção e beneficiamento, até chegar às gôndolas do supermercado para ser comercializado.
O projeto é inusitado e apresentará cerca de 24 cadeias produtivas para o alunado e público que visitar a FENAGRO, que terão a oportunidade de ver como se obtém o chocolate, o leite longa vida, sub produtos do algodão,da soja, além de ver do pé de café ao café que chega a nossas mesas,tudo de forma dinâmica e atrativa. A Secretaria pretende com esse projeto estabelecer parte de um elo que não pode se perder, que é a relação campo-cidade.
De acordo com o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, a realização de feiras e exposições agropecuárias em Salvador, a exemplo da Expo Agro e da Fenagro, tem um papel social de grande importância, pois aproxima o homem da cidade do homem do campo. Na Fenagro, esse elo será fortalecido e as crianças, jovens e o público de um modo geral poderão ver que existe uma relação estreita e muito importante entre a cidade e campo.
Durante a visitação ao projeto, os alunos serão recepcionados por monitores, alunos do curso de Medicina Veterinária da Unime e por técnicos da Secretaria de Agricultura, que darão todas as informações pertinentes às cadeias produtivas demonstradas. Além disso, participarão de atividades lúdicas, didáticas e recreativas, além da parte cultural que está recheada de atrações como peças de teatro sobre segurança alimentar, teatro de fantoches sobre caprinos e ovinos, apresentações da cantora Luciana Melo e de grupos de dança e música. Durante a visita, os participantes irão degustar produtos oriundos da agricultura familiar.
FEIRA AGRÍCOLA
Outra novidade é a realização de uma feira agrícola, onde estarão à venda produtos da agricultura familiar. O segmento estará representado em cerca de 40 estandes visando a exposição, comercialização e realização de negócios durante o período do evento, além de divulgar e promover seus produtos, tendo o forte apelo social e focado na exploração produtiva baseada na produção da agricultura familiar.
Com relação à parceria com a ABRASEL, o espaço de Gastronomia & Arte realiza o desafio dos chefes de cozinha, utilizando os produtos oriundos das cadeias produtivas e da agricultura familiar, de modo a proporcionar aos convidados os mais saborosos degustes no âmbito da alimentação alternativa saudável.
A Feira
Outra importante novidade da Fenagro está na organização, articulada pela primeira vez por todas as associações de criadores de animais do Estado da Bahia, representadas pela Associação dos Criadores de Nelore da Bahia (ABCN), Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA) e Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Machador da Bahia (ACCMMB). A feira, uma das mais importantes do setor no Brasil, vai expor mais de 6 mil animais. A entrada custa R$ 5,00 e crianças até 12 anos não pagam.
Visando transmitir conhecimentos para o maior número possível de visitantes da população de Salvador e Região Metropolitana, o acesso ficará livre para todos os funcionários do governo do Estado, bastando apresentar o crachá de identificação ou contra-cheque, além da carteira de identidade para desfrutar dessa edição especial da FENAGRO.
A abertura oficial da Fenagro será no dia 28 de novembro, às 17 horas, com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, presidentes das associações de criadores e empresários do setor.