Economia

GOVERNO USA SISTEMA VIA SATÉLITE PARA MELHORAR DEFESA AGROPECUÁRIA

vide
| 22/10/2010 às 20:01
Governador Wagner, em Conquista, lança 2ª etapa campanha contra febre aftosa
Foto: Hackel Júnior
 A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa na Bahia foi lançada hoje (22) pelo governador Jaques Wagner, pelo secretário estadual daAgricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e pelo diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Cássio Peixoto, em Vitória da Conquista. A imunização dos animais em território baiano começa oficialmente no dia 1º de novembro e vai até o dia 30.

Após vacinar o rebanho, todos os pecuaristas precisam declarar a vacinação em um dos escritórios da Adab, estrategicamente localizados nos municípios baianos. O lançamento da campanha aconteceu no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, durante a realização da oitava edição do projeto Seagri Itinerante.


Durante o lançamento da campanha o governador acompanhou a demonstração da emissão de uma Guia de Trânsito Animal (GTA) via satélite. "Esse sistema permite maior segurança e rapidez na identificação do rebanho, no controle da sanidade e na rastreabilidade do animal", disse o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto. Ele informou ainda que "utilizado junto com o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), a GTA via satélite vai tornar a defesa agropecuária no Estado ainda mais eficaz".


Para o secretário Eduardo Salles a Bahia é pioneira na utilização da GTA eletrônica, e "isso comprova o compromisso e determinação do governo do Estado em garantir a qualidade dos produtos animais que chegam à mesa dos consumidores".


O novo sistema funciona a partir de um terminal móvel, equipado com um dispositivo GPS, que faz a leitura e gravação de dados do animal através de um brinco eletrônico. Com esse dispositivo é possível realizar a identificação, a pesagem, a vacinação, acompanhar o trânsito do animal e todo o seu histórico de vida, além de emitir a GTA on-line, oferecendo mais comodidade ao criador e agilidade ao serviço de defesa sanitária em todo o território baiano. Os brincos eletrônicos são reutilizáveis e possuem grande capacidade de armazenamento de informações, facilitando a gestão de dados pelo produtor e a emissão da GTA em associações, sindicatos, entidades de classe ou da sua própria casa.


"Acreditamos em projetos que beneficiem as pessoas. Essa é a marca do governo que trabalha para melhorar a vida da população e do agricultor familiar, oferecendo políticas públicas adequadas para que nosso povo possa viver com dignidade", enfatizou o governador Jacques Wagner durante o lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa.


Aftosa - Na primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa 97,91% das 10.5 milhões de bovinos existentes em todo o Estado foram imunizadas, registrando um índice histórico na vacinação dos animais. “Isso reflete todo esforço entre criadores, associações, sindicatos, governo do Estado e Ministério da Agricultura, pela adesão ao Programa Nacional Contra a Febre Aftosa no país”, disse o secretário Eduardo Salles, ressaltando que, mais do que índices numéricos, as campanhas de vacinação contra a febre aftosa apontam o esforço dos criadores para tornar o negócio pecuário igualitário.


Na avaliação do diretor da Adab, Cássio Peixoto, “o governo da Bahia entende as atividades de defesa como suporte e passaporte para o sucesso da agropecuária. A Bahia decidiu pela modernização da pecuária. Sendo assim, os resultados de excelência para a erradicação da aftosa atestam não apenas o comprometimento dos pecuaristas, mas também a vontade do setor em inserir os requisitos de defesa sanitária animal com o objetivo de unificar o comércio e a produção pecuária no Estado”.


“Os números da primeira etapa da campanha mostram o trabalho sério dos pecuaristas da Bahia, em conjunto com o governo do Estado e demais parceiros, visando a sustentabilidade da pecuária na Bahia. O resultado de hoje reflete a qualidade do agronegócio baiano, a parceria com as entidades ligadas ao setor e a competência das ações que a defesa sanitária na Bahia é capaz de realizar”, afirma o diretor de defesa sanitária animal da Adab, Rui Leal.