Cadastrar e capacitar os empresários das microempresas e das empresas de pequeno porte, a fim do torná-lo fornecedor do governo estadual, são alguns dos objetivos da Oficina do Empreendedor, que vem sendo realizada em municípios baianos. Na próxima quinta (07) e sexta-feira (08), será a vez da cidade de Jequié, no Centro-Sul da Bahia, usufruir dos minicursos, palestras e oficinas gratuitas, que abordam diversos temas de interesse do empresariado. O evento acontece na Praça da Bandeira, das 8h às 22h.
O projeto é realizado pelas secretarias estaduais da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), da Administração (Saeb) e do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Dentre outros objetivos, o projeto tem o intuito de cumprir o disposto na Lei nº 11.619, de 10 de dezembro de 2009, que prevê o tratamento diferenciado e favorecido à esse empresariado nas contratações públicas de bens, serviços e obras, no âmbito da Administração Pública Estadual.
"Queremos gerar uma capacitação massiva durante esse período das oficinas, de forma que os empresários locais possam ganhar mais competitividade e conquistar novos mercados", afirma o superintendente de Comércio e Serviços, da Sicm, Adhvan Furtado.
Durante a Oficina do Empreendedor, o público terá acesso a serviços gratuitos, como cadastro no banco de dados de mão de obra do SineBahia (Serviço de Intermediação para o Trabalho), bem como receber orientação sobre linhas de crédito específicas para microempresas, oferecidas pelas instituições financeiras.
Além disso, no local, haverá cadastramento, orientação e sensibilização dos trabalhadores informais para a importância da adesão à figura jurídica do Empreendedor Individual.
Esta Oficina disponibilizará, também, servidores da SAEB aptos a prestar consultoria individualizada, orientando o empresário sobre como proceder para participar dos Pregões Presenciais para aquisição de material de limpeza e gêneros alimentícios, que acontecerão nos dias 18 e 22, em Jequié.
De acordo com Adhvan Furtado, após a participação nessas atividades, os empresários estarão mais preparados para competir com outras empresas. "Além disso, eles estarão em vantagem, pois vão receber treinamento especial sobre as compras governamentais".
Jequié é a quinta cidade a receber a Oficina do Empreendedor. Até o momento, já foram atendidos mais de três mil empresários e empreendedores nas oficinas realizadas em Teixeira de Freitas, Brumado, Paulo Afonso e Alagoinhas. Os próximos municípios são Vitória da Conquista (28 e 29 de outubro) e Camaçari (18 a 20 de novembro).