O município de Barreiras, localizado a 853 quilômetros de Salvador (BA), recebeu na tarde desta quinta - feira (23), a maior indústria de alimentos de derivados de milho do país. O lançamento da fábrica da Vitamilho na região integra o plano de expansão fabril da Campo Brasil Indústria e Comércio LTDA.
O evento ocorreu no distrito industrial de Barreiras e contou com as presenças do secretário da Agricultura, Eduardo Salles, da prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Agronegócios, Celito Breda, do proprietário da empresa Vitamilho, Eduardo Silva, do presidente em exercício do Banco do Nordeste, Paulo Sérgio Ferraro, do coordenador regional da Adab, Pedro Mariano, do gerente regional da Edba, Carlos Augusto Araújo, entre outras autoridades, agricultores e empresários locais.
"Essa região é abençoada por Deus porque tudo que é produzido é de qualidade e serve de exemplo para as demais regiões da Bahia. Em âmbito nacional, o milho representa 30% da área plantada com grãos, enquanto no Oeste baiano, o plantio de milho corresponde a 9%. Por isso, é importante ampliar o percentual de área plantada para equiparar aos 30% do nacional, mas esse feito só é possível com a estabilização do preço, provocado pela agroindustrialização da produção", declarou o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao falar sobre a importância da Vitamilho para o município de Barreiras. Para Salles, o milho é fundamental para realizar a rotação de cultura e aumentar a produtividade.
O processo de negociação entre Prefeitura e a Vitamilho, com o apoio da Secretaria da Agricultura do Estado, para a implantação de uma fábrica em Barreiras, não demorou. O sonho virou realidade durante a 28ª Expobarreiras, quando foi assinado o protocolo de intenções entre a indústria e o poder público. Agora, a aliança firmada se materializa com o início das obras de construção, que serão executadas numa área de 120 mil metros quadrados no distrito industrial do município e contará com o investimento de R$ 40 milhões de reais aplicados na fábrica.
"A região já precisava muito de uma empresa como essa. Esse sonho só se materializou porque unirmos forças com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Agricultura, além de parceiros do BNB", finalizou. O presidente da Vitamilho, Eduardo Silva, acredita que a vinda da fábrica para o produtor de milho é uma grata oportunidade de ter uma empresa focada na região, que é rica em milho.
De acordo o presidente do Centro das Indústrias do Oeste da Bahia, Pedro Tassi, a instalação da Vitamilho anima os produtores da região. "Para nós empresários, a fábrica da Vitamilho vai fazer a diferença por se tratar de uma empresa nacional de peso", concluiu satisfeito.