As discussões da Oficina de Planejamento das ações relacionadas às políticas públicas da agricultura familiar acontecem nesta terça e quarta-feira (03 e 04), na Embrapa-Mandioca e Fruticultura Tropical, em Cruz das Almas, numa iniciativa da à Secretaria da Agricultura (Seagri), através da diretoria executiva da Empresa Baiana de desenvolvimento Agrícola S. A (EBDA).
Agricultores familiares, articuladores territoriais e extensionistas agrícolas estarão reunidos para pactuar ações de ATER entre as entidades governamentais e não governamentais que atuam no âmbito dos municípios e territórios. O evento faz parte de uma série de reuniões que acontecerá até o final do ano em todos os territórios de identidade do estado.
De acordo com o diretor de Pecuária da EBDA, Elionaldo Teles, dentro das diretrizes do Pacto Federativo e dos princípios fundamentais da EBDA, a empresa tem como missão otimizar a qualidade de vida do agricultor familiar baiano, porém tal resultado só será possível com a participação efetiva de todos os entes da federação, que através dos seus representantes, também se comprometerão a ajustar suas ações às condições do agricultor familiar.
Cabe à EBDA, entre outras atividades, os trabalhos de assistência técnica e extensão rural, cujas ações contribuem diretamente para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, assim como para sua expansão e fortalecimento, concluiu Teles.
Participarão do evento representantes do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), CONAB e Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), que apresentarão as principais ações dos programas e projetos voltados à agricultura e pecuária regional.
Programação
A programação do primeiro dia do encontro será destinada aos técnicos da EBDA, a apresentação das principais ações dos programas e projetos executados, aspectos gerenciais e administrativos. Já no segundo dia as atividades serão dedicadas ao público-alvo (agricultores familiares), instituições de assistência técnica e técnicos da EBDA. O planejamento das metas dos programas de dinamização de crédito e das demais ações, por município e território será apresentado. As ações de assistência técnica e extensão rural, entre as entidades governamentais das instâncias federal, estadual, municipal, e as não governamentais que atuam em nível dos municípios e territórios também serão discutidas.