Para Carlos Barros, as lideranças políticas e empresariais baianas devem unir forças no sentido de aproveitar a vocação do estado para o segmento naval. "É importante reconhecer essa potencialidade, visando a instalação de empresas do segmento no Estado. A Petrobras, por exemplo, demanda grandes investimentos para o setor, porém, a maior dificuldade do mercado hoje é atender essas demandas", ressalta o diretor da ABEMI.
Ciclo de palestras - A palestra ministrada por Carlos Barros compõe um ciclo de apresentações idealizado pela SEINP, para disseminar conhecimento técnico à sociedade baiana, entre eles, convidados do setor acadêmico, técnicos, empresários, engenheiros e representantes do Governo da Bahia.
O secretário Roberto Benjamin, da SEINP, ressalta que são valiosos os conhecimentos transmitidos por líderes destacados de associações de classe, presidentes de empresas do segmento e membros de instituições de projeção nacional, para representantes da comunidade local, num momento em que a SEINP desenvolve projetos estruturantes da área naval e náutica.
Profissionais como Eloy Fernandes y Fernandes (Presidente da ONIP- Organização Nacional da Indústria de Petróleo), Ernani Torres (Assessor Especial da Presidência do BNDES), Franco Papini, (Representante do Sinaval - Sindicato da Indústria Naval - RJ) e Miguel Ângelo Thomé (presidente da QUIP).
Sobre a ABEMI - é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada por empresários para representar as empresas do setor de engenharia e montagem industrial, junto aos contratantes, desenvolvendo ações conjuntas de valorização do segmento. A ABEMI atua no mercado há 46 anos e possui 132 empresas associadas.