O governador Jaques Wagner e o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, entregaram hoje (17) à população de Itaju do Colônia, município situado na região sul do estado, a primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da cidade. A obra, executada pela Embasa - Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A - faz parte do programa Água para Todos e vai beneficiar cerca de 3.800 habitantes.
Com recursos da Caixa Econômica Federal e do próprio Governo do Estado, foram investidos aproximadamente R$ 3,6 milhões na construção de 14 quilômetros de rede coletora, 4.988 metros de ramais prediais, 735 ligações intra-domiciliares, duas estações elevatórias, uma estação de tratamento, 1.604 metros de linha de recalque, além de emissário com mais de um quilômetro de extensão.
"Historicamente os políticos se recusavam a investir em água e esgotamento sanitário porque ficam embaixo da terra e não se pode colocar o nome dos parentes nas obras", declarou o governador Jaques Wagner. Ele também salientou que "a população já sabe que jogar esgoto sem tratamento acaba com a mãe natureza. E nós queremos água para todos e para sempre. Por isso, temos que cuidar dos nossos rios, lagos e subsolos".
Interligação
O presidente da Embasa Abelardo de Oliveira Filho explicou que a lei determina que, onde existe rede de esgoto, o morador é obrigado a fazer a interligação. Oliveira também exemplificou os benefícios da obra. "De acordo com a OMS - Organização Mundial de Saúde -, para cada real investido em saneamento, os poderes públicos economizam cinco reais na área de saúde", ponderou. Representando a empresa, também participaram da inauguração o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Embasa, Carlos Alberto Pontes de Souza, o gerente da Unidade Regional, Cláudio Fontes, além do gerente do escritório local, Mateus da Silva.
O prefeito de Itaju do Colônia, Edinaldo Martins, comentou sobre a melhoria da qualidade da água da região. "Não tínhamos saneamento básico e isso era ruim para a cabeceira do rio Colônia. Com essa obra, ajudamos a despoluir o rio e proporcionamos mais saúde para as comunidades carentes. O povo de Itaju está acompanhando o crescimento dos demais baianos e brasileiros", declarou o prefeito.
O agente de saúde Gentil Pereira de Jesus, 33 anos, reconhece que o sistema de esgotamento sanitário é um forte aliado na prevenção de doenças. O empresário Sebastião Marcolino de França, dono de loja de materiais de construção, também contabilizou os benefícios. "A obra aqueceu o comércio e impacta positivamente na qualidade de vida da população".
Segunda Etapa