Economia

COOPERATIVISMO FORTALECIDO PARA PESSOAL DE SAÚDE, POR MARCELO CYPRIANO

vide
| 01/06/2010 às 20:12
Quando chegar o final do ano de 2010, a Coopserv, cooperativa a qual liderei, orgulhosamente, sua constituição, completará 15 anos de existência. Durante este tempo, conseguimos evoluir a ponto de ultrapassarmos a marca de 25 mil associados, adquirirmos cerca de 500 metros quadrados de sede própria na mais importante região hospitalar do país, conquistar uma ambulância UTI, montar uma clínica odontológica para tratamento gratuito e avançado para cooperados e seus dependentes, alavancar inúmeros contratos com pequenas, médias e grandes instituições e colocar a disposição, inúmeros benefícios de fundamental importância para o bem estar do cooperado e da sua família.

A Coopserv é uma sociedade cooperativa que atua exclusivamente na área da saúde, desempenhando suas atividades pautadas no modelo e na legislação do cooperativismo (5.764/71). O cooperativismo brasileiro possui vários ramos de atividade, entre eles: crédito, agrícola, agropecuário, habitacional, educacional, transportes, produção, trabalho. Fazendo parte do ramo trabalho, o qual visa, entre inúmeros objetivos, proporcionar maiores e melhores oportunidades de trabalho, renda, benefícios sociais, qualificação, maior conforto e qualidade de vida; a Coopserv, através da sua diretoria e equipe administrativa, tem trabalhado para melhorar ainda mais a estrutura da cooperativa e do cooperativismo, engajando-se na aprovação do PL 4622/04 que visa regulamentar o ramo trabalho.

Esta nova regulamentação, que está prestes a ser votada e aprovada na Câmara Federal e a seguir, receber a sanção presidencial, acrescenta pontos importantes à legislação, fazendo que o trabalho pautado no cooperativismo fique mais completo e reconhecido.

Entre os benefícios proporcionados pela regulamentação, estão: repouso semanal remunerado, repouso anual remunerado, retirada para o trabalho noturno superior ao do diurno, adicional para as atividades insalubres ou perigosas, seguro de acidente do trabalho, ganhos não inferior ao piso da categoria, entre outros benefícios já garantidos e conquistados pelos trabalhadores ao passar dos anos, mas que não estava claro na legislação cooperativista.

Estou orgulhoso por ter feito parte deste processo visando à regulamentação do cooperativismo de trabalho, atuando ao lado de diversos parlamentares e demais lideranças que trabalharam de forma muito expressiva para atender as demandas do nosso setor.

Pretendo trabalhar muito mais para a cooperativa, para o cooperativismo e principalmente para os profissionais que atuam na área da saúde, acreditando que o cooperativismo é uma ferramenta importante para o progresso pessoal e profissional das pessoas.

Finalizo, destacando a importância dos profissionais do setor da saúde, sobretudo os cooperados, de atuarem de forma participativa a fim de obtermos mais conquistas para crescermos com mais qualidade.

Um forte abraço,
Marcelo Cypriano