Falando para uma platéia de comerciantes e lojistas, o secretário disse que os baianos precisam ocupar o espaço do desenvolvimento do interior, porque os seus concorrentes mineiros e capixabas já o estão fazendo. De acordo com James Correia, a ação do Presidente Lula e do governador Wagner é no sentido de fortalecer a economia, aumentar os postos de trabalho e delinear uma política de distribuição de renda mais justa, incluindo cada vez mais a população das classes C, D e E no mercado consumidor.
"Quando o governo investe em eletricidade e abastecimento d´água, através dos programas Luz para Todos e Água para Todos, significa mais saúde, melhor qualidade de vida, e, também, mais consumo de geladeira, TV, máquina de lavar, torneira, banheiro, chuveiro, azulejo. E consumidor é tudo que o comerciante quer", disse o secretário, enaltecendo a grande contribuição do comércio baiano para a geração de empregos - 300 mil postos em todo o Estado.
James Correia pautou seu discurso na dinâmica da economia, no círculo virtuoso que gera mais emprego, mais renda e, consequentemente, mais consumo. O secretário citou alguns exemplos que ilustram essa dinâmica. "Em 2009, a Ebal fechou seu faturamento em R$ 550 milhões de reais e sua meta para 2010 é de R$ 600 milhões. Outro exemplo: o Nordeste do Brasil ultrapassou o Sudeste em vendas de motos no ano passado. A motocicleta é hoje mais do que um veículo de transporte na Bahia, um verdadeiro instrumento de trabalho para muitas pessoas", falou James Correia.
O Governo do Estado, através das secretarias da Fazenda e da Indústria, Comércio e Mineração, apóia diretamente a campanha, concedendo o parcelamento, em quatro vezes, do ICMS do mês de março para os lojistas participantes. A Liquida Salvador é a segunda melhor data de arrecadação para o Estado e também a segunda melhor em vendas no varejo, superada apenas pelo Natal.
Estrelada por Zezé de Camargo e Luciano, a campanha Liquida Salvador acontece entre 25 março a 7 de fevereiro. Serão onze dias de ofertas em mais de 6.500 pontos comerciais, que inclui os grandes shoppings e o comércio de rua em cinco cidades: Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho e Dias D´Ávila. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador, Antoine Tawil, a expectativa é movimentar R$ 280 milhões no período, o equivalente a um incremento de 20% em comparação com o ano passado.