Economia

SECRETÁRIO INDUSTRIA COMÉRCIO SUGERE EMPRESÁRIOS INVESTIR NO INTERIOR

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| 24/02/2010 às 21:01
Secretário da Ind e Com do Estado, James Correia
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  Ao discursar nesta quarta-feira, 24, no lançamento da 12ª edição da Liquida Salvador, na Associação Comercial da Bahia, o Secretário de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, falando em nome do governador Jaques Wagner, exortou os empresários baianos a enxergar o interior do Estado.

"O lojista de Salvador tem que descobrir as potencialidades de Barreiras, de Jequié, de Itapetinga e instalar filiais de suas empresas por lá. Números da Junta Comercial mostram que, entre 2007-2009, foram abertas mais empresas no interior baiano do que na Região Metropolitana de Salvador. Enquanto na RMS o crescimento foi de 8,1%, na Serra Geral foi de 52,7; no Nordeste baiano foi de 46,6%; e no Piemonte da Diamantina foi de 42,5%. Em todas as regiões o crescimento foi maior", discursou Correia.


Falando para uma platéia de comerciantes e lojistas, o secretário disse que os baianos precisam ocupar o espaço do desenvolvimento do interior, porque os seus concorrentes mineiros e capixabas já o estão fazendo.  De acordo com James Correia, a ação do Presidente Lula e do governador Wagner é no sentido de fortalecer a economia, aumentar os postos de trabalho e delinear uma política de distribuição de renda mais justa, incluindo cada vez mais a população das classes C, D e E no mercado consumidor.

"Quando o governo investe em eletricidade e abastecimento d´água, através dos programas Luz para Todos e Água para Todos, significa mais saúde, melhor qualidade de vida, e, também, mais consumo de geladeira, TV, máquina de lavar, torneira, banheiro, chuveiro, azulejo. E consumidor é tudo que o comerciante quer", disse o secretário, enaltecendo a grande contribuição do comércio baiano para a geração de empregos - 300 mil postos em todo o Estado.

James Correia pautou seu discurso na dinâmica da economia, no círculo virtuoso que gera mais emprego, mais renda e, consequentemente, mais consumo. O secretário citou alguns exemplos que ilustram essa dinâmica. "Em 2009, a Ebal fechou seu faturamento em R$ 550 milhões de reais e sua meta para 2010 é de R$ 600 milhões. Outro exemplo: o Nordeste do Brasil ultrapassou o Sudeste em vendas de motos no ano passado. A motocicleta é hoje mais do que um veículo de transporte na Bahia, um verdadeiro instrumento de trabalho para muitas pessoas", falou James Correia.

LIQUIDA SALVADOR

O Governo do Estado, através das secretarias da Fazenda e da Indústria, Comércio e Mineração, apóia diretamente a campanha, concedendo o parcelamento, em quatro vezes, do ICMS do mês de março para os lojistas participantes. A Liquida Salvador é a segunda melhor data de arrecadação para o Estado e também a segunda melhor em vendas no varejo, superada apenas pelo Natal.


Estrelada por Zezé de Camargo e Luciano, a campanha Liquida Salvador acontece entre 25 março a 7 de fevereiro. Serão onze dias de ofertas em mais de 6.500 pontos comerciais, que inclui os grandes shoppings e o comércio de rua em cinco cidades: Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho e Dias D´Ávila.  Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador, Antoine Tawil, a expectativa é movimentar R$ 280 milhões no período, o equivalente a um incremento de 20% em comparação com o ano passado.