Economia

EMPREGO NA INDÚSTRIA FECHA COM QUEDA RECORDE, AVALIA IBGE

vide
| 09/02/2010 às 10:25
A indústria brasileira voltou a demitir em dezembro, após cinco meses consecutivos de alta no emprego no setor. Com a queda de 0,6% em dezembro, o emprego na indústria fechou 2009 com redução de 5,3%, a maior queda desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2002. 


De acordo com o IBGE, o resultado de dezembro não altera a trajetória de expansão do emprego, que registrou alta de 1,6% no quarto trimestre frente ao anterior. Na comparação com dezembro de 2008, no entanto, o emprego na indústria manteve taxa negativa, de 2,7%. De julho a novembro, o emprego na indústria acumulara expansão de 2,8%. 


Em 2009, apenas a indústria de papel e gráfica mostrou aumento no número de trabalhadores, de 2,7% na comparação com o ano anterior. Já as maiores quedas vieram de meios de transporte (-9,8%), máquinas e equipamentos (-8,6%), vestuário (-7,9%), produtos de metal(-9,1%) e madeira (-16,8%).

Regionalmente, São Paulo fechou o maior número de vagas, levando o emprego industrial no estado a registrar recuo de 4,0%, seguido por Minas Gerais (-8,5%). 


Meses de dezembro

Na comparação entre meses de dezembro, os cortes de vagas mais significativos foram registrados principalmente na região sudeste (-3,1%), especialmente São Paulo (-2,1%) e de Minas Gerais (-6,7%).

No total do país, o número de demissões superou o de admissões em onze dos dezoito setores pesquisados, com meios de transporte (-8,4%) apresentando a queda de maior impacto.