Quinto maior produtor de bens minerais do Brasil, com mais de 350 empresas no setor, desde 2007 a Bahia lidera as solicitações para pesquisas em mineração no país, o que indica a grande potencialidade do território baiano para a instalação de novas áreas de lavra a médio e longo prazo.
Esta e outras questões serão discutidas nesta sexta-feira (20), em Salvador, durante o seminário Perspectivas e Investimentos da Mineração no Estado da Bahia, promovido pela Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), com a participação de renomados especialistas do setor.
"Já somos hoje o maior produtor nacional de urânio, níquel, cromo, salgema, magnesita, talco e barita. Com as pesquisas em andamento, nossa participação nesse mercado deve crescer ainda mais. Daí a importância desse seminário, que irá discutir novas perspectivas para a área mineral", pontuou o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia.
Além dele, participam da abertura do evento, que será realizado no Museu Geológico da Bahia, Corredor da Vitória, o vice-presidente do sistema Fieb, Reinaldo Sampaio e o diretor presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Alexandre Brust. As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser efetivadas na Coordenação de Mineração da Sicm, telefone (71) 3115-7974.
Programação
Durante o período da manhã, o seminário discutirá os seguintes temas; Mineração Baiana - Realizações e Perspectivas, apresentado pelo diretor técnico da CBPM, Rafael Avena, e Minério de Ferro no Sudoeste Baiano - Perspectivas, com explanação a cargo do geólogo e empresário João Carlos Cavalcanti, da GME4, e do diretor da Votorantim Novos Negócios, Haroldo Fleischfresser.
Ainda pela manhã, serão apresentadas ao público as palestras Projetos da Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais (CPRM) na Bahia, a cargo do diretor de Geologia e Recursos Minerais do órgão, Manoel Barreto, e Panorama da Mineração no Brasil, pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Miguel Nery.
Encerrando as atividades da manhã, o chefe-de-gabinete da Secretaria Estadual Extraordinária da Indústria Naval e Portuária, Antonio Carlos Matias, fará uma apresentação sobre a Ferrovia Oeste-Leste e o Complexo Intermodal Porto Sul.
Na parte da tarde, a programação prossegue com a mesa redonda A Produção Mineral Bruta do Estado da Bahia 2008/2009, tendo como moderador o secretário de Minas e Metalurgia do Ministério das Minas e Energia, Claudio Scliar. Participam do debate os técnicos: Ana Lúcia Martins, vice presidente da Yamana Gold; Manoel Valério, diretor de Operações da Caraíba Mineração; Antonio Carlos Santana superintendente da Magnesita; Otto Bittencourt Neto diretor de Recursos Minerais da Indústrias Nucleares do Brasil (INB); Geraldo Oliveira Lopes diretor presidente da Ferbasa; e Marcelo Valério Cezário, diretor operacional da Cia. Brasileira de Bentonita (CBB).
A partir das 16h15, após o coffee break, nova mesa redonda, desta vez sobre o tema: Novos Empreendimentos na Mineração Baiana, tendo como moderador o diretor da GME4, Adalberto Figueiredo. Participam das discussões: Clovis Torres, vice presidente executivo da Bahia Mineração (Bamin); Rafael Bloise, diretor de Implantação da Mirabela Mineração do Brasil; Ronald Michaelles, gerente de fábrica da Knauf; Rodolfo Galvani Junior, diretor presidente da Galvani; Kurt Herwig Menchen, gerente geral da Largo Resources; Marcus Rocha Duarte, diretor de Mineração da Gerdau; e Mário Mendes, gerente da Ferro Bahia.