"Salvador: Desafios e Possibilidades" é o tema do I Seminário de Economia Soteropolitana, a ser realizado nos próximos dias 12 e 13, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA, na Praça da Piedade. O evento, que visa coletar informações da academia e de representantes institucionais sobre a dinâmica da cidade, assim como incentivar alunos a elaborarem estudos (monografias, teses e dissertações) sobre essa temática, vai reunir conceituados economistas, pesquisadores, estudantes e população de um modo geral, para discutir os principais pontos da economia de Salvador.
"Acreditamos que só com um esforço conjunto entre as diversas instituições e estudiosos sobre o assunto, é que poderemos criar novas alternativas para dinamizar a economia de Salvador, que é a terceira capital mais populosa do país e líder do desemprego", explicou o economista Edson Pitta Lima, subsecretário da Sedham. O seminário é aberto ao público.
A abertura do evento, nesta quinta-feira, dia 12, acontece às 9h com uma palestra de Edson Pitta Lima, também professor de economia da UFBA, sobre Salvador e seus aspectos econômicos. Em seguida, o professor da pós-graduação em economia regional da UNIFACS, Fernando Pedrão, vai falar sobre a indústria versus serviços de Salvador. Os dilemas e as possibilidades da indústria naval na capital baiana é tema que será abordado pelo consultor do setor náutico e naval, engenheiro Eduardo Rappel.
Desafios e possibilidades
Às 14 horas, o economista Hamilton Ferreira Jr. debate sobre os desafios e possibilidades do carnaval de Salvador. Logo após esse tema, o setor de serviços será analisado por Paulo Henrique de Almeida, superintendente da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan). O arquiteto e urbanista Luiz Baqueiro, coordenador de Planejamento da Sedham, encerra o dia falando sobre o turismo na Baía de Todos os Santos.
Na sexta-feira (13) pela manhã, a partir das 9 horas, serão abordadas tendências e perspectivas do Centro Histórico de Salvador pelo também economista Osvaldo Guerra. O engenheiro Haroldo Nunez, presidente do Fórum Municipal para O Desenvolvimento Sustentável do Centro da Cidade, vai discutir o comércio formal e informal tanto na Avenida Sete de Setembro como na Baixa dos Sapateiros, enquanto Marcos Cidreira, coordenador geral do Escritório de Revitalização do Comércio da Prefeitura Municipal, encerra o evento falando sobre a revitalização, turismo e questão portuária daquela área.
O seminário é uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham), através da Coordenação Central de Desenvolvimento Econômico e da Inovação (Codei), em parceria com a Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA e com o Conselho Regional de Economia (Corecon-Ba).