Economia

ITABUNA: AGRICULTURA FAMILIAR GANHA COOPERATIVA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

vide
| 16/10/2009 às 15:09
A reunião contou com a participação de agricultores familiares da região Sul
Foto: Waldyr Gomes
  (por Kleber Torres)


    Com a participação de 30 agricultores, foi implantada na quarta-feira, 14, em solenidade realizada no escritório do Núcleo de Extensão da Ceplac em Itabuna, a Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Coopafes). O projeto teve apoio integral da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da equipe de extensão da Ceplac, num processo que culminou com a aprovação do estatuto social e eleição do Conselho de Administração, presidido por Gilson Prates, e dos integrantes conselho fiscal.

    
    Para o diretor de Agricultura e Assistência Cooperativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, José Fontes Júnior, a implantação da Coopafes é um passo importante para o fortalecimento da agricultura familiar em Itabuna, que reúne mais de mil pequenos produtores em diversas associações já integradas ao projeto cooperativista. Ele destacou ainda a importância da parceria institucional com a Ceplac, o que possibilitou o acesso de Itabuna ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), hoje uma referência na Bahia e que sai ainda mais fortalecido com a criação da cooperativa.


        O projeto da Coopafes também foi elogiado pelo chefe do Núcleo de Extensão da Ceplac em Itabuna, Edvaldo Ribeiro Bispo, e pelo presidente do Sindicato Rural de Itajuípe, Itatelino Leite, ambos destacando a importância da produção de alimentos com competência e maior valor agregado. Já o processo de discussão do estatuto foi coordenado pelo agente de atividades agropecuárias da Ceplac, que tem especialização em economia de cooperativas, Edwaldo Pinheiro Santana Filho, destacando o projeto como a criação de uma empresa cooperativista para competir no mercado.


       FOMENTO

        A Coopafes objetiva, segundo ele, o fomento de atividades produtivas e econômicas com base na colaboração recíproca dos cooperados, com foco no desenvolvimento sustentado através da preservação da Mata Atlântica e dos seus recursos naturais. A cooperativa tem ainda como finalidades a promoção da venda em comum da produção agrícola e dos produtos artesanais dos seus cooperados, além da realização de compras em comum, na medida do interesse social dos seus associados.


        Para Conselho de Administração da cooperativa foram eleitos Gilson Prates (presidente), Rubens de Jesus (diretor administrativo e financeiro) e Waldir Bispo dos Santos (diretor de operações), que têm como vogais  Albertino Evaristo Dormes, Alírio Hage Neto, Elizete Pereira Alves Almeida e Lucimara Carvalho dos Santos.