O governador Jaques Wagner lançou o edital de licitação para concessão do Sistema BA 093, no município de Camaçari. No auditório do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari autorizou a realização do documentpo que corresponde à concessão de 25 anos, responsável por toda a extensão da rede de rodovias do Pólo Industrial de Camaçari.
É uma demanda reprimida por décadas, que só agora vira realidade, seja ao melhorar o transporte de cargas, seja ao tornar mais seguro e econômico, o tráfego entre os grandes pólos industriais da Região Metropolitana, capital e Porto de Aratu.
Após a apresentação realizada pelos secretários João Leão (Infra-Estrutura), Walter Pinheiro (Planejamento) e Carlos Martins (Fazenda), o governador baiano lembrou o compromisso que fez há 1 ano, nas comemorações de 30 anos do Pólo Industrial de Camaçari. Wagner frisou que o ato de lançamento do edital de concessão da BA 093 representa um marco simbólico de uma nova fase na Bahia.
"Tenho obsessão de resolver os problemas de fato, pois, temos pressa para recuperar os atrasos históricos que a Bahia agora procura superar, mas, as coisas têm um tempo de maturação", observou Wagner e complementou: "Mas, não posso deixar de registrar que foram necessários 30 anos de Pólo de Camaçari para o estado fazer o primeiro ajuste do ICMS, cobrado das indústrias, assim como, a negociação dos créditos de ICMS devidos pelo estado".
O governador explicou que as negociações são feitas sempre na expectativa de que o dinheiro pago pelo estado na quitação desses créditos seja reinvestido nas próprias empresas.
CONCESSÃO
Com a concessão, os usuários do Sistema BA-93 encontrarão estradas sempre em condições de tráfego, além dos serviços de resgate, primeiros socorros, reboque, entre outros. Até o sexto mês de concessão serão realizados os trabalhos iniciais, que consistem em intervenções para melhoria do pavimento, acostamentos, sinalização horizontal e vertical e demais itens de segurança, deixando todo o sistema em boas condições de trafegabilidade.
Até o final do terceiro ano serão duplicados 56 quilômetros de pistas: BA 093 - Entroncamento BR 324 (Simões Filho) - BA 512 (Camaçari); BA 526 - Entroncamento Rótula do Aeroporto - BR 324 (Centro Industrial de Aratú); BA 535 - Entroncamento BR 524 (rótula bairro Copec-Camaçari) - BA 526 (rótula Ceasa). Até o quinto ano de concessão todo o sistema será restaurado e até 2020, duplicado.
O presidente do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC), Manuel Carnaúba reconheceu o esforço do governo estadual para superar as dificuldades de infra-estrutura que a afetam a competitividade das indústrias de Camaçari.
Também elogiou a interação entre as secretarias envolvidas no projeto de concessão, a exemplo das secretarias de Infra-Estrutura e Planejamento, assim como agradeceu as obras de recuperação. "Reafirmo o compromisso dos empresários intensificarem as parcerias necessárias para a melhora da infra-estrutura da Bahia, tornando mais competitivas as empresas instaladas no Pólo de Camaçari", reforçou o presidente do COFIC.
Ainda conduzido pela empolgação dos resultados da parceria com os empresários, o governador lançou o desafio à platéia de formar um grande condomínio industrial para que as próprias empresas assumam a gestão da infra-estrutura do Pólo de Camaçari. Bastante aplaudida, a proposta de Wagner foi muito bem recebida pelos empresários, especialmente, os que já desenvolvem estudos técnicos e de viabilidade econômica para a modernização e ampliação do Porto de Aratu.
Manutenção Emergencial
PARCERIA
Também foi anunciado pelo secretário de Infra-Estrutura, João Leão, parceria entre empresários, prefeitura e governo, a fim de realizar uma manutenção emergencial nas vias internas do Pólo de Camaçari, que engloba a BA-093, BA-512, BA-519, BA-522, BA-523, BA-524, BA-526, BA-528, BA-531 e BA-535.
Já o secretário de Planejamento, Walter Pinheiro, mostrou todo o projeto que integra o Sistema da BA 093 ao Sistema viário de Salvador, considerando não apenas o transporte de cargas e passageiros, mas, o conjunto de possibilidades de expansão urbana e residencial da área, a exemplo, da execução de obras do Programa Minha Casa, Minha Vida e a revitalização do CIA.