Durante a Feira, o stand Honey from Brasil foi um dos mais visitados, pesquisadores, importadores, distribuidores, instituições ligadas ao comércio exterior, foram alguns dos que estiveram presentes no espaço que contava com toda a infra-estrutura necessária para promoção comercial e realização de negócios.
O projeto é executada pela Abemel - Associação Brasileira dos Exportadores de Mel, CBA - Confederação Brasileira dos Apicultores, em parceria com a Apex Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
A presidente da Abemel, Joelma Lambertucci, comenta que o Projeto Honey from Brasil é um marco para o setor, já na primeira ação, dezessete empresas dividiram o mesmo espaço e viram o ganho existente em trabalhar em parceria, vantagem tanto na redução de custos de participação quanto na divulgação da Origem Brasil, o que representa crescimento para todos os envolvidos.
Para Rafael do Prado Ribeiro, gerente do projeto Honey From Brasil, a avaliação da ação é a melhor possível, a marca foi lançada em grande estilo, todos na Apimondia 2009 perceberam a mudança no perfil do Brasil, agora mais organizado e mais focado em qualidade. Foram feitos mais de 500 atendimentos durante os 4 dias de feira, e o melhor é que muitos negócios foram iniciados.
PERSPECTIVAS
Prado Ribeiro informa ainda que a parceria com a Apex Brasil prevê a participação do setor na principais feiras de mel e alimentos do mundo nos próximos 2, além de outras ações de promoção comercial. O que dará uma nova dinâmica e visibilidade aos produtos brasileiros. Já os negócios iniciados devem ultrapassar os US$ 400.000,00 no decorrer de um ano.
EXPORTAÇÕES
No acumulado de janeiro a julho de 2009, observa-se um crescimento de 112% no que tange as exportações do setor de mel e derivados em relação a igual período de 2008, um setor em plena capacidade de expansão. Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Canadá e Japão foram os cinco principais destinos de exportação.
PARTICIPAÇÃO DA BAHIA
Ainda de acordo com o gerente, a expectativa é de que a Bahia entre efetivamente no Projeto e aumente suas exportações ano a ano, passando a participar das ações de promoção comercial a partir de 2010 mesmo que em pequena escala.
"As perspectivas São de que os entrepostos certificados para exportação passem a operar em 2010 na Bahia, dando ao Estado, grande produtor de mel, a condição de estar vendendo o seu produto diretamente aos paises importadores", finaliza Prado Ribeiro.