Economia

GRAVAÇÕES DA 2ª SÉRIE Ó PAÍ Ó GERA EMPREGOS TEMPORÁRIOS NO PELOURINHO

vide
| 13/08/2009 às 17:59
Artistas baianos e figurantes, além de técnicos, serão empregados na série 2 Ó Paí Ó
Foto: Divulgação

  (Por Paulo Antonio Maneira)


As gravações da segunda temporada da minissérie da Rede Globo Ó Paí Ó começaram esta semana no Centro Histórico de Salvador e os impactos positivos dessa empreitada já estão sendo sentidos pela população local. Além de destacar o Pelourinho no cenário nacional, a contratação de figurantes tem gerado trabalho, renda e elevado a autoestima de quem participa não só como mero espectador, mas como integrante da produção.


Na primeira temporada, a minissérie empregou mais de 600 figurantes do Centro Histórico nas filmagens. Nesta segunda edição, ainda não foi confirmado o número exato de participantes, mas a produção garante que centenas de pessoas de todas as idades já fazem parte da equipe. 


Além disso, o resultado do projeto cultural Pelourinho Digital parceria do Pelourinho Cultural/IPAC e a escola OI KABUM, será apresentado na minissérie. Em uma das cenas, Lázaro Ramos aparecerá com a Revista "Olha aí o Pelô", criada e produzida por 30 jovens moradores desta região.


O Projeto Pelourinho Digital teve seu inicio em maio de 2008 e é furto de uma ação conjunta com a OI Kabum! (Escola de Arte e Tecnologia de Salvador) e o programa OI Futuro através do Faz Cultura/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A inclusão digital e o estímulo à produção artística são o foco do projeto, que tem permitido a vários jovens que criem novas perspectivas diante de modernas ferramentas de comunicação.


"Com a segunda etapa da minissérie , estamos atestando que temos um Centro Histórico em Salvador, pulsante, vivo, com sua gente, e com seus desejos. A audiência da primeira edição foi muito alta, e por isso a Globo está conosco mais uma vez."   Diz Ivanna Soutto, Diretora de Ações Culturais do Pelourinho.


Os impactos positivos das filmagens de Ó Pai Ó não param por aí. As gravações reafirmam a imagem, já consolidada, do Pelourinho como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. O cenário marcante já está intrinsecamente associado a obras que se tornaram verdadeiros ícones da cultura nacional, como O Pagador de Promessas e Dona Flor e seus Dois Maridos, e continua sediando inúmeras filmagens, como, recentemente, Quincas Berro D´Água e Capitães de Areia. Sua importância fora dos limites brasileiros também é inquestionável, como prova a utilização do Pelourinho como locação para o clipe de Michael Jackson They Don´t Care About Us.