Economia

MERCADO PUBLCITÁRIO BAIANO OTIMISTA COM PROFISSIONALISMO DO SETOR

Vide
| 20/07/2009 às 11:13
  Durante a posse da mais nova diretoria da Associação Brasileira das Agências de Publicidade - Capítulo Bahia (ABAP-BA), realizada na última sexta-feira, 17, o presidente da ABAP nacional, Luiz Lara, anunciou que o mercado publicitário no Brasil vai fechar o ano com um crescimento de 7%. "Diante do cenário de crise econômica vivenciado nos últimos meses e em comparação com outros países, esse é um resultado bem positivo", afirma.

    
   Dentro deste contexto, a Bahia tem o que celebrar. É o que afirma o publicitário e recém-eleito presidente da ABAP-BA, Renato Tourinho. Segundo ele, "nosso estado é um celeiro para o Brasil de publicitários talentosos e criativos, assim como nosso país é referência na área para o mundo", diz. Na solenidade, foi divulgada também a criação do Museu da Publicidade e foram apresentadas questões como a propaganda enganosa ou desrespeitosa.

     Para fortalecer ainda mais a categoria, ele anunciou alguns dos planos para sua gestão, durante a posse: ampliar as oportunidades de qualificação profissional para os publicitários, estimular campanhas relacionadas ao consumo consciente, manter o padrão ético da categoria, fortalecer a solidez das agências e seu comprometimento com a cidadania e, finalmente, despertar ou resgatar nos profissionais o orgulho de ser publicitário.

    Foram eleitos também, para a diretoria da ABAP-BA, os publicitários Moacyr Maciel (Idéia 3 Comunicação), Clóvis Lima (SLA) e José Américo (Viamídia), como diretor secretário, diretor financeiro e diretor de relações com o mercado, respectivamente. O evento de posse, realizado no restaurante Amado, reuniu políticos, profissionais da indústria da comunicação, empresários de vários segmentos da economia, jornalistas e convidados.


Força do setor


     Durante a cerimônia de posse, o ex-presidente da ABAP-BA, Sidônio Palmeira, destacou que a publicidade gera 60 mil empregos na Bahia. "O profissionalismo do setor, proporcionado pelos cursos de publicidade, está aumentando de forma rápida. Tudo isso reforça o papel da categoria, que é informar, entreter e educar", diz. E completa: "a publicidade não apenas defende marcas como também viabiliza a independência e a qualidade editorial dos veículos de comunicação".


Museu da Publicidade


    Após desejar os melhores votos ao seu sucessor, Sidônio Palmeira incentivou o novo presidente a investir na criação do Museu da Publicidade, projeto que está sendo elaborado com o apoio de instituições e profissionais como o colunista Nelson Cadena, que no evento recebeu o apelido de "museu ambulante da propaganda".

Quando implantado, o Museu da Publicidade vai valorizar a história da publicidade nacional e regional e servirá como referência para a categoria publicitária. Outro voto de Sidônio para a nova diretoria foi o de fortalecimento tanto do Fórum de Propaganda da Bahia, que reúne profissionais da Indústria da Comunicação para definir os rumos do setor, quanto do Top Social, maior prêmio de responsabilidade social do Norte-Nordeste.


CONAR: forte no combate à propaganda enganosa


      No evento de posse, o presidente da ABAP nacional, Luiz Lara, fez elogios às ações do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) no combate à propaganda enganosa ou desrespeitosa, Luís Lara aproveitou para criticar os mais de 200 projetos de lei que tentam limitar ou coibir a propaganda no Brasil, embora no Procon, as reclamações não cheguem a 1%. “Mas um dos papéis da propaganda é dar ao consumidor informação para ele praticar sua liberdade de escolha, por isso a atividade não pode ser cerceada. As más ações podem ser comunicadas ao CONAR, que está empenhado no sentido de combatê-las”, garante.

     A ABAP-BA tem 30 anos de existência e congrega as principais agências de publicidade e propaganda do estado. Além de realizar inúmeras ações individuais, promove iniciativas com importantes parceiros, como o Top Social, maior prêmio de responsabilidade social do Norte-Nordeste; o Comunicar e Crescer, seminário Itinerante para pequenos e micro-empresários e o Fórum de Propaganda da Bahia, que reúne profissionais da Indústria da Comunicação para definir os rumos do setor, além de várias outras estratégias