vide
Minas Gerais e Bahia são os estados com maiores perdas na receita de ICMS - Imposto Sobre Circulação de Mercadorias - devido a crise econômica. A queda em Minas, de janeiro a abril último foi de 16.2 em comparativos com igual período de 2008. A Bahia perdeu 11.9%.
Além de Minas e Bahia, cinco estados entre os dez que mais arrecadam, perderam receita com ICMS no período, este que é considerado o imposto mais importante para os estados. O pior é que os números de maio último revelam que as perdas continuam, sobretudo em Minas e Bahia.
Os outros estados que perderam foram São Paulo - 3.4% (R$183 milhões a menos); Rio Grande do Sul - 3.1%; Espírito Santo - 1.6%; Paraná - 1.4%; e Pernambuco - 1.3%. Goiás, Santa Catarina e Rio de Janeiro tiveram resultados positivos com 3.7%, 4.7% e 8.5%, respectivamente.
(Veja matéria sobre as perdas do ICMS em nossa Editoria de Economia)