Economia

MONSANTO INAUGURA CENTRO DE APRENDIZAGEM DO USO DA ÁGUA NOS EUA

vide
| 30/06/2009 às 12:10

A Monsanto acaba de inaugurar o Water Utilization Learning Center (Centro de Aprendizagem do Uso da Água), em Gothenburg, no estado americano de Nebraska. O objetivo é buscar formas de ajudar produtores rurais a gerenciar melhor o uso da água no campo.


O centro, de US$ 6 milhões e patrocinado pela Genuity, uma das marcas da Monsanto nos Estados Unidos, é o primeiro a desenvolver pesquisas sobre uso de água na agricultura, como sistemas de plantio, práticas agronômicas e estudo de traços genéticos incluindo tecnologias de eficiência de uso de água, como sistemas resistentes à seca.


Com a unidade, a Monsanto pretende desenvolver soluções que melhorem a produtividade de agricultores das planícies da região Oeste dos EUA e, ao mesmo tempo, entender como é o uso de água durante a safra. A água tem fundamental importância na agricultura: somente nos Estados Unidos, de 4 milhões a 5 milhões de hectares plantados podem sofrem com a estiagem, ainda que de forma moderada.


Nos 62 hectares da unidade, serão feitas mais de 80 demonstrações de plantio e irrigação. Entre as tecnologias presentes nas amostras, estão soja Roundup Ready 2 Yield, milho VT Triple PRO e a primeira geração de milho resistente à seca. Além da área destinada à plantação, o centro tem uma estação de pesquisa de quase 2 mil metros quadrados e um silo para secagem de milho.


Sobre a Monsanto


A Monsanto está presente no Brasil há quase 60 anos. Pioneira no desenvolvimento de produtos com tecnologia de ponta na área agrícola (herbicidas, sementes convencionais e geneticamente modificadas), busca soluções que proporcionem aos agricultores produzir mais com menos recursos. Para isso, investe anualmente US$ 800 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, e pretende dobrar o rendimento de sementes de milho, soja e algodão até 2030, desenvolver sementes que reduzam em 1/3 a quantidade de recursos por unidade produzida, e compartilhar expertise com produtores para ampliar o seu acesso a modernas tecnologias agrícolas, especialmente em países pobres e em desenvolvimento.

Considerada por nove vezes consecutivas uma das melhores empresas do Brasil para se trabalhar segundo guias divulgados pela revista Exame/ Você S.A e pela revista Época, emprega hoje cerca de 2,8 mil pessoas. Também foi eleita pela revista Business Week como uma das 10 empresas mais influentes do mundo.

Faturou mais de R$ 2,5 bilhões no Brasil em 2008, produzindo e comercializando a linha de herbicidas Roundup, sementes de soja convencional (Monsoy) e geneticamente modificada (Roundup Ready®), sementes convencionais de milho e sorgo (Agroeste, Sementes Agroceres e Dekalb), algodão (Delta & Pine Land), tecnologia Bollgard em algodão, e, ainda, sementes de hortaliças (Seminis). Em novembro de 2008 entrou no mercado de cana-de-açúcar, com a aquisição das empresas Canavialis e Allelyx, do Grupo Votorantim Novos Negócios. Em fevereiro de 2009 adquiriu a MDM, reforçando sua posição no mercado de algodão.


Em 2008, a empresa destinou R$ 7,4 milhões a projetos socioambientais em todo o Brasil, tendo esse valor saltado para R$ 9,4 milhões em 2009.