vide
A relação das 800 empresas de serviços contábeis da Bahia - optantes pelo Simples Nacional, que formalizarão os Empreendedores Individuais (baianas, camelôs, sapateiros, costureiras, pipoqueiros, ambulantes, entre outros)
gratuitamente já pode ser visualizada no site do Sindicato das Empresas de Contabilidade e de Serviços - SESCAP BAHIA (
http://www.sescapbahia.org.br/).
Basta o interessado clicar no banner Empreendedor Individual (EI) à direita do portal que acessará, na cidade que deseja, o nome dos escritórios e os endereços. Além desse cadastro, o sindicato distribuirá, nos próximos dias, uma cartilha explicativa aos interessados sobre os principais pontos da legislação, que ficara disponível via eletrônica no site, informa o diretor de Tecnologia do SESCAP BAHIA, Leonídio Freitas.
O trabalhador autônomo candidato a Empreendedor Individual, que quiser se formalizar, terá a oportunidade de sair do escritório contábil já com um número de CNPJ da sua empresa, gerado no Portal do Empreendedor, além das guias de pagamento da respectiva contribuição. "Ele já sai com tudo emitido. Só terá de procurar o contador novamente um ano depois para emitir novas guias e fazer a declaração anual de ajuste do Imposto de Renda", explica Leonídio Freitas.
No caso do Empreendedor Individual procurar um escritório de contabilidade optante pelo Simples no site
http://www.sescapbahia.org.br/ para informações e não achar (no município onde o negócio dele se encontra), o diretor de Tecnologia recomenda que procure um dos parceiros da REDESIM.
Tecnologia em tempo realSegundo o diretor de Tecnologia do SESCAP BAHIA, o sindicato utilizará todas as ferramentas tecnológicas que dispõe para orientar, "com agilidade e excelência", os trabalhadores autônomos que querem saber mais sobre os caminhos do Empreendedor Individual. Além do site
http://www.sescapbahia.org.br/ (com notícias sobre o EI atualizadas diariamente); comunicados eletrônicos distribuídos pelo mailing do sindicato (com 14 mil endereços) e uma ampla divulgação junto aos sites noticiosos e aos demais veículos de comunicação, conforme já vem ocorrendo em portais jornalísticos, como o
Notícias da Bahia, o
Bahia já, o
Noticia Capital, o
Bahia Notícias, além da TV Aratu, da Band News e da Agência Sebrae Bahia de Notícias, entre outros informa Leonídio.
Outro recurso serão as palestras sobre o Empreendedor Individual a serem proferidas pelos diretores do sindicato nos diversos eventos sobre o tema que, desde o início do mês, estão sendo realizados junto com parceiros como a Sefaz Ba, o Sebrae, a Sucom, o CRC Ba e outras entidades, que também estão envolvidas com a formalização dos trabalhadores autônomos individuais.