Proprietário da Fazenda São Roque, situada no município de Itagibá, Pedro Roberto é cacauicultor há 50 anos. Sua propriedade possui 211 hectares, sendo 61 plantados com cacau clonado safreiro, três com cacau clonado em desenvolvimento e três hectares com cacau comum. De acordo com extensionistas do Escritório de Extensão da Ceplac em Ipiaú, a infra-estrutura do imóvel situa-se entre bom e excelente.
- Pedro Roberto é um agricultor que agrega valor ao produto cacau, por meio da produção de Cacau Fino, na produção de chocolate de melhor qualidade. "Ele é um empreendedor para o cultivo do cacau, aplica de maneira destaca o pacote tecnológico preconizado pela Ceplac e possui em sua propriedade um sistema de controle de produtividade de cacau por área e por clones - informou o Chefe do Escritório de Extensão da Ceplac em Itagibá, Antonio Alberto Carmo Ferreira.
O "Cacauicultor do Ano" tem 67 anos. Engenheiro civil, ele é presidente da Associação dos Gestores de Ibirataia, Ipiaú e Região do Médio Rio das Contas-AGIIR, membro da Associação dos Produtores de Cacau Fino do Estado da Bahia, membro fundador da Associação dos Produtores de Cacau-APC. Considerado um empresário rural cumpridor da legislação trabalhista, Pedro Roberto desenvolve projetos de preservação do meio ambiente e participa de eventos de referência nacional. Seus imóveis são informatizados e o desempenho empresarial pode ser acompanhado pelo site http://www.lajedodoouro.com.br/.
O "Destaque da Agricultura Familiar" é proprietário da Fazenda Boa Sorte, distrito do Japú, em Ilhéus, possui diversas áreas de cultivos em seu imóvel. "Valdomiro Araújo é um produtor familiar modelo, financeiramente equilibrado, que atualmente cultiva com sucesso um hectare de pupunha, financiado pelo Pronaf-Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar", garantiu Edson Correia, Chefe do Escritório de Extensão da Ceplac em Itabuna.