Economia

LABMUNDO E PRUMO PROMOVEM SEMANA BAIANA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

vide
| 12/06/2009 às 13:42

O Laboratório de Análise Política Mundial - Labmundo/UFBA e o Promo - Centro Internacional de Negócios da Bahia realizam a I Semana Baiana de Relações Internacionais, de 15 a 17 de junho, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Stiep). As fronteiras da política mundial é o tema central do evento, que promete reunir estudiosos e pesquisadores nacionais e internacionais, além de profissionais do setor público, privado e das organizações da sociedade civil.


"Soberania nacional e território: uma velha fronteira da política internacional" é justamente o tema da conferência de abertura na segunda-feira, 15 de junho, às 9h, com o professor Heriberto Cairo Carou, do Departamento de Ciência Política da Universidad Complutense de Madrid. A mediação é do professor Carlos Milani, da Labmundo/UFBA, coordenador geral do evento.


 "Não há consenso sobre o que é a globalização, mas não se pode negar o impacto de suas dimensões econômica, financeira, tecnológica, cultural e social sobre a organização da política hoje", afirma o professor Carlos Milani, salientando a importância do encontro para se discutir temas prioritários da agenda atual, como o papel dos Estados Unidos na geopolítica mundial, a influência dos movimentos sociais na construção da política mundial e os processos de integração regional, além do debate dos novos conceitos de transnacionalização da economia e governança internacional.


Vale destacar a participação de conferencistas estrangeiros no evento, como Graciela di Marco (Universidad J. Martí-Buenos Aires), Marie-Françoise Durand e Guillaume Devin (ambos do IEP de Paris, Sciences-Po), Andrew Hurrell (Oxford University) e Julia Sweig (Council of Foreign Relations, New York).


O objetivo do Labmundo e do Promo ao promoverem a I Semana Baiana de Relações Internacionais é "colocar em diálogo as distintas concepções acerca da fronteira nas relações internacionais, evidenciando a evolução dos discursos e das estratégias dos atores que vêm contribuindo para a transformação dos significados de identidade, território, nação, regulação e solidariedade na política mundial contemporânea". O evento conta com apoio da Capes/MEC, do Núcleo de Pós Graduação em Administração/UFBA, da ARI/UFBA, Fapesb e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia. Os interessados em participar podem se inscrever através dos sites http://www.promobahia.com.br/ e http://www.labmundo.org/. No site está disponível também a programação completa do evento.