O Governo da Bahia e os produtores rurais do distrito de Vila Rosário, município de Correntina, oeste baiano, deram hoje o primeiro passo para a realização de uma parceria que o governador Jaques Wagner chamou de PPP Caipira.
A idéia é construir estradas e obras de infraestrutura urbana na região por meio de financiamento conjunto entre o governo do estado e os grandes produtores de soja na região. A proposta foi feita por Wagner - que inaugurou um novo sistema de saneamento no povoado - e aceita pelos sojicultores.
A produção de grãos movimenta 300 milhões de reais por ano na região, que já desponta como a nova Luiz Eduardo do oeste baiano. A falta da presença do estado é patente, fermentando o sentimento separatista na população local - que também sofre as investidas do estado de Goiás. Há, no Supremo, uma ação de cerca de oito décadas que trata da definição dos limites territoriais entre os dois estados.
Para escoar o que produzem, os empreendedores de Vila Rosário construíram vicinais por conta própria e reivindicam estradas para conectar essas vias às BAs e BRs. Vila do Rosário fica a mais de 200 quilômetros da sede de Correntina. Eles ouviram de Wagner a proposta da PPP Caipira, tendo como contrapartida a valorização de suas terras, consequência das novas estradas. As reuniões técnicas serão agendadas para breve.
Posto da PM
Durante a entrega das obras de saneamento, o governador anunciou a construção de um posto da PM na fronteira entre Bahia e Goiás, nas proximidades, e disse que conversará com a direção do Banco do Brasil, solicitando a implantação de um posto bancário em Vila do Rosário.