Economia

QUALIDADE DA CARNE VENCIDA NA REGIÃO SUL É TEMA DE DEBATE AMURC/ADAB

vide
| 20/05/2009 às 17:42
 

O presidente da  Amurc, Moacyr Leite esteve reunido com o Coordenador Regional da Adab em Itabuna, João Carlos Oliveira, que estava acompanhado da gerente técnica Catarina Cotrim e da médica veterinária Lorena Machado, para discutir a qualidade da carne comercializada nos municipios da região Sul da Bahia e uma agenda para a solução dos problemas uma vez que inexistem matadouros legalizados na maioria das  cidades do estado.


Moacyr Leite  confirmou presença no Seminário Defesa Forte, Bahia Forte que acontecerá na próxima sexta-feira (22), numa promoção conjunta da ADAB e Ceplac, que também terá a presença do Secretário de Agricultura da Bahia, Roberto Muniz; do Diretor Geral da ADAB, Cássio Peixoto e do diretor geral da Ceplac, Jay Wallace, onde será discutida a importância da defesa sanitária no controle da febre aftosa na Bahia.


O dirigente da Amurc manifestou a sua  preocupação com a questão da saúde pública envolvida na questão do abate clandestino e a necessidade de se encontrar uma forma para superar esta dificuldade, se possível articulando um processo de abate regionalizado, adequando assim o consumo de carne as exigências sanitárias.


O coordenador da ADAB,  João Carlos Oliveira apresentou uma análise conjuntural do processo  de comercialização, abate e consumo da carne na região, salientando que não há matadouros legalizados na região. Ele citou como exemplo a microrregião de Santo Antonio de Jesus, que  possui dois matadouros com distâncias entre eles de 32 quilômetros, enquanto a região Sul da Bahia não possuí nenhum equipamento desse porte.


Ficou definido também como resultado do encontro,  a preparação de uma reunião com a Seagri, ADAB, Ministério Público e prefeituras da região, a ser realizada em julho, com o objetivo de promover um debate sobre o tema e a definindo uma solução conjunta para o problema.