A Bahia recebe, no período de 19 a 24 deste mês, a visita de uma delegação do governo chinês e de representantes do Banco Mundial (Bird). A comitiva vem ao estado para promover o intercâmbio de experiências entre o Brasil e a China, em programas de combate à pobreza, e conhecer as ações e estratégia do Produzir, programa considerado modelo de referência para outros países do mundo na área de combate à pobreza e pela forma inovadora como é desenvolvido.
Com chegada prevista para domingo (19), a missão chinesa participa no próximo dia 20, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), de um encontro que será aberto oficialmente às 9h, pelo secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas.
Em seguida, o diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Paulo Cezar Lisboa, vai fazer uma apresentação da estrutura do Programa de Combate à Pobreza Rural/PCPR na Bahia, os instrumentos operacionais e o fluxo de execução do programa. Após essa apresentação, será proferida uma palestra pelo representante do Banco Mundial, Dr. Luís Coirollo, sobre o desempenho dos programas de combate à pobreza no Nordeste do Brasil.
CASA DO MEL
No dia 21, o grupo visitará projetos como a Casa de Mel, a Central de Cooperativas de Apicultores e melhorias sanitárias, nos municípios de Cipó e Ribeira do Pombal. Já no município de Tucano serão visitados, no dia 22, projetos como o Sistema de Abastecimento de Água, na localidade de Rio do Peixe, mecanização agrícola na comunidade de cajueiro, além disso, a delegação se reunirá com o Conselho Municipal local.
No município de Conceição do Coité (23), será visitada uma barragem e cisternas nas comunidades de Boa Vista e Alagadiço, respectivamente. Também será realizada uma reunião com a Associação de Boa Vista e com o Conselho de Desenvolvimento Municipal de Coité.
Nestas visitas de campo, representantes do Bird e da China vão conhecer a forma descentralizada e compartilhada de gestão do Produzir, envolvendo associações comunitárias rurais e Conselhos Municipais, o que vem contribuindo significativamente para a formação de capital social nas comunidades com identificação de suas demandas e execução dos projetos.
PRODUZIR
O Produzir é executado pela CAR, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir). Em 2008, através do programa, foram concluídos 325 projetos iniciados em exercícios anteriores, beneficiando 29.963 famílias em 192 municípios, tendo sido realizados 125 eventos de capacitação com um público de 2.999 produtores. Também foram firmados 235 novos convênios com entidades comunitárias, prevendo-se beneficiar 21.614 famílias em 116 municípios, com recursos da ordem de R$ 20,9 milhões.
Estão em execução 1.232 subprojetos, atendendo 126.811 famílias, tendo sido beneficiadas em 2008, no total, 162.620 famílias com 1.607 projetos comunitários nas áreas de apoio à saúde e saneamento, geração de renda, infra-estrutura, apoio à educação, cultura e ambiente e projetos concluídos em exercícios anteriores.
O Produzir também investiu em melhorias sanitárias, implantação de cisternas, sistemas de abastecimento de água com ligações domiciliares e em projetos agropecuários, entre outros.