Gandu é um dos milhares de pequenos municípios brasileiros que sofrem com a crise econômica mundial.
Com as receitas provenientes dos repasses federais e estaduais cada vez mais minguadas, a prefeita de Gandu, doutora Irismá, aposta na geração de receita própria.
"A implantação do Credibahia é uma alternativa para a geração de mais negócios no município, o que garante um reforço na receita própria, através dos tributos municipais", afirma a prefeita.
O município foi um dos 12 contemplados com uma agência do Credibahia. Desenvolvido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Desenbahia, o programa proporciona o acesso ao crédito sem burocracia e a juros abaixo dos de mercado aos micros e pequenos empreendedores. De acordo com a prefeita, é esperado também um aumento na geração de empregos no município.
O Credibahia
Com 153 unidades funcionando em 152 municípios, o Credibahia já investiu R$ 67,2 milhões em mais de 50 mil contratos desde abril de 2002, quando foi criado. Os investimentos acontecem em duas etapas: no piso um, o crédito é direto ao pequeno empreendedor através de parceria com as prefeituras. Já no piso dois, os beneficiados são as instituições de microfinanças, como o Banco do Povo.
A solenidade que marcou a assinatura do termo de adesão ao convênio do programa CrediBahia foi acompanhada pelo secretário Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, e o coordenador de microcrédito da Setre, Welito Mendes. Além de Gandu, participaram ainda representantes de Itacaré, Alagoinhas, Aurelino Leal, Caetité, Camamu, Capela do Alto Alagre, Itororó, Mascote, São Francisco do Conde, Serra do Ramalho e Sobradinho.