Vide
Equipe da CERB na reunião de balanço das atividades da empresa
Foto: Foto: Agecom
Levar dignidade e uma vida melhor para a população rural da Bahia é a principal meta da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb). A cobertura de abastecimento de água na zona rural deverá saltar de 30,8 % para 51,2 %. Esse quadro está sendo ampliado graças a implantação pelo governo da Bahia do Programa Água para Todos.
Para isso, a Cerb, por intermédio do Departamento de Hidrogeologia (DHID), tem se empenhado para ampliar esse quadro, atingindo a marca de mil poços perfurados no Estado da Bahia na gestão atual. Mais de 100 famílias que vivem na localidade de Agreste, no município de Riacho de Santana, a 834 km de Salvador, sabem bem da importância da água para sua sobrevivência.
Eles viviam num processo contínuo de empobrecimento devido à escassez de água, mas hoje a realidade é outra com a perfuração do milésimo poço, que tem 90 metros de profundidade e vazão de 12.400 litros/hora e água de boa qualidade.
Para o presidente da empresa, Cícero Monteiro, o Programa de Água para Todos é um dos pilares do novo modelo de gestão planejado pelo Governo da Bahia, onde a prioridade é promover ações de qualidade de vida do sertanejo.Ele acrescentou ainda que a perfuração dos mil poços teve como prioridade os municípios mais carentes do semi-árido baiano, estabelecendo critérios de seleção estritamente técnicos, inclusive dando oportunidade as comunidades excluídas que ao longo dos anos não foram atendidas pelo poder público, como quilombolas, assentamentos e associações comunitárias.
MIL POÇOS
A Cerb também realizou serviços relacionados a poços artesianos, tais como visitas técnicas, locações, perfurações, recuperações, manutenções e testes de bombeamento em poços realizados por terceiros em 325 municípios, sendo que 70% das ações, ou seja, 224 municípios estão localizados no semi-árido.
De acordo com geólogo Godofredo Correia, chefe da DHID, os mil poços perfurados estão sendo aproveitados de todas as maneiras possíveis de instalação para suprir a necessidade da falta de água. Nas localidades onde não têm energia elétrica, a empresa utiliza tecnologia alternativa como eólica e solar.
Já nos poços perfurados que apresentam água salinizada e tem energia foram instalados dessalinizadores, equipamentos que transformam água salobra em potável. Já os poços mais profundos com vazão maior estão sendo otimizados para atender um maior número de comunidades de forma integrada. Para aumentar o reforço de abastecimento de água nas cidades, a Cerb tem trabalhado em parceria com a Embasa na perfuração de poços.