O produtor Marino Bortoli, da Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida, em Candiota, na Mesorregião Metade Sul do Rio Grande do Sul, afirma que o apoio do Ministério da Integração Nacional foi decisivo para a realização do projeto local de beneficiamento de sementes, que foi iniciado em 2005. "Com o investimento federal, pudemos estruturar a empresa, que faz o beneficiamento e comercialização de sementes", diz.
O Ministério investiu em equipamentos e cursos de capacitação, que prepararam a equipe não só na técnica de beneficiamento, mas também na área de comercialização, com estudo de mercado e de geomarketing. "Esperamos que nossa presença na Mostra nos possibilite a abertura de novas relações comerciais e maior divulgação de nosso produto", avalia Bortoli.
Para o cultivador de orquídeas Herbert Schmidt, do município de Maripá (PR), participar da Mostra será uma grande oportunidade de divulgação para seu produto. "Será uma honra poder apresentar as belezas de nossa pequena cidade, conhecida como a cidade das orquídeas, na qual as grandes festividades são a Festa das Orquídeas e do Peixe e o Arrancadão de Tratores", completa o orquidófilo. O projeto de Schmidt é um dos beneficiados do Programa de Promoção do Desenvolvimento da Faixa de Fronteira, coordenado pela Secretaria de Programas Regionais (SPR), do Ministério da Integração Nacional.
A Associação Beltronense de Vitivinicultores (Apev), no município de Francisco Beltrão (PR), localizado na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, foi beneficiada pelo Projeto Produzir, também sob responsabilidade da SPR. Os vitivinicultores foram capacitados para produzir vinho, vinagre, suco, graspas, geléia e doces, além do treinamento em comercialização, no qual aprenderam técnicas de rotulação, embalagem e outras.
O presidente da Apev, Altemir Berte, afirma que as 46 famílias produtoras do município foram muito beneficiadas com o treinamento e, a partir das ações do Ministério da Integração Nacional, os produtores estão formando uma Cooperativa. Segundo Berte, a participação na Mostra proporcionará aos vitivinicultores oportunidade de mostrar seus produtos e comercializá-los em outras regiões do Brasil.
Outro expositor da Mostra será a Cooperativa Vinoeste, de Uruguaiana (RS). Seu representante, Fábio Gallarreta, afirma que o Ministério da Integração Nacional, por meio do Programa de Promoção do Desenvolvimento da Faixa de Fronteira, teve uma atuação preponderante na implementação do Projeto da Cooperativa Vinoeste. "A ajuda federal ajudou a formalizar o negócio de pequenos produtores rurais e, assim, gerar renda no meio rural e diversificar a matriz produtiva", explica Gallarreta.
A I Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional será promovida pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).