Vide
A cidade de Goiás foi a primeira capital do Estado
Foto: Foto: Coo
Um computador, microfone e aparelhagem de som. Estes equipamentos em uma sala recém-adquirida pela Cooperativa de Trabalhadores em Educação, Cultura e Arte (Cooeducarte) formam a plataforma técnica da produção da "Rádio da Vila".
Criada em novembro de 2006 por iniciativa de Haroldo Nélio Peres Campelo Filho, integrante do conselho fiscal da cooperativa, a rádio funciona na Associação Espaço Cultural Vila Esperança, associação beneficente gerida pela cooperativa na Cidade de Goiás, primeira capital do Estado cujo sítio histórico é patrimônio cultural da humanidade. A associação oferece ensino regular do 1º ao 5º ano do ciclo fundamental com uma didática diferenciada, voltada ao estudo e prática das tradições culturais brasileiras.
Campelo Filho explica que atualmente a rádio integra aproximadamente 60 estudantes da associação (que atende a cerca de 200) e mais três ex-alunos, que encerraram o 5º ano em 2008. Segundo ele, as crianças são preparadas para produzir, apresentar e editar os programas. "Elas se divertem muito e trabalham livremente. Deixamos que elas produzam de acordo com a capacidade de cada uma para que a experiência seja prazerosa.
A idéia é dar voz para elas se expressarem socialmente", destacou Campelo. Ele acrescentou que a proposta principal do projeto é a interação entre as aulas e o cotidiano das crianças, vinculando o ensino à integração da comunidade. Além disso, "a rádio permitiu a divulgação do nosso trabalho e conseguimos diminuir o desconhecimento que a comunidade tem sobre nossa atuação.
Para uma instituição que conta com doações, esse ponto é muito positivo", destacou Campelo. As crianças produzem rádio-novelas, noticiários sobre as atividades da associação e da cooperativa e programas que estimulam o raciocínio lógico. Todo o conteúdo produzido é veiculado em duas rádios da cidade, uma comunitária e outra educativa. Os programas podem ser conferidos também no site da associação (
www.vilaesperanca.org).