Economia

SINDICATO DOS ENGENHEIROS PROMOVE DEBATE SOBRE O "BOOM" IMOBILIÁRIO

Vide
| 19/09/2008 às 16:11
  O Sindicato dos Engenheiros da Bahia (SENGE) realiza nesta sexta-feira (19), às 18h30, uma mesa redonda com o tema "O boom imobiliário e os desafios para o acesso a terra urbanizada em Salvador".

  O evento acontece no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia e vai contar com a presença da ex-ministra Adjunta das Cidades e professora da Universidade de São Paulo (USP), Erminia Maricato, além do candidato a prefeito de Salvador, Walter Pinheiro, o presidente do SENGE, Ubiratan Felix, e Cirlene Conceição, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM).


  Segundo o presidente do SENGE, Ubiratan Félix, o debate sobre o cenário de retomada dos investimentos em infra-estrutura pública na capital baiana pretende expor os impactos dessas ações em Salvador.
 
  Para Félix, por um lado foram criadas as condições para a construção de uma Política Municipal de Habitação de Interesse Social que apesar de incorporar os instrumentos do Estatuto da Cidade não possui qualquer efetividade; e de outro tem alimentado um processo de boom imobiliário, que expressa uma elevada concentração da propriedade fundiária e a produção de segregações sociais exemplificadas pelos condomínios fechados.


  "O resultado disso tem sido que a maior parcela da população que vive em situação de precariedade e informalidade não consegue acessar a terra urbanizada que conta com os serviços e infra-estrutura necessários a uma vida digna, sendo que essa produção fica restrita à uma pequena parcela da população de alta renda", Felix.


  O debate prevê a participação de técnicos, acadêmicos com atuação nas áreas de urbanismo, geografia, engenharia, arquitetura, ciências sociais e demais interessados nas questões urbanas.