De acordo com o direto-executivo da Cenecoop e da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), Hélio Marchioro, o resultado do trabalho que está sendo apresentado representa a união entre as cooperativas do Estado, seus parceiros e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. "Estamos no final de uma safra bastante proveitosa, superando expectativas.
Nossa meta é inserir os produtos no mercado com qualidade e igualdade. Para isso, aproveitaremos a visita do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, na Festa da Uva, para apresentar os diversos tipos de vinhos e espumantes produzidos na região com o rótulo da Cenecoop", afirma.
Segundo ele, a data para o lançamento oficial dos vinhos e espumantes da cooperativa ainda não está definida, mas deve ocorrer no segundo semestre de 2008. "Estamos passando por uma importante fase de fortalecimento da nossa base produtiva, padronizando os vinhos para que, no momento certo, possamos lançar produtos que primem pela qualidade", declara Hélio.
Fundada há pouco mais de um ano, a Central de Negócios das Cooperativas da Serra Gaúcha é composta por 12 cooperativas vinícolas que representam mais de 4,1 mil agricultores familiares. A Cenecoop está localizada junto à sede da Fecovinho, em Bento Gonçalves.
"Devido à importância da Cenecoop no aumento da competitividade da cadeia vinícola, o programa Juntos para Competir vem trabalhando com a central desde que surgiu a idéia da união das cooperativas", afirma a gestora do APL de Vitivinicultura da Serra Gaúcha, Raquel Rohden. Ela destaca algumas ações realizadas como, por exemplo, visita técnica ao Chile e Argentina para conhecer os modelos de centrais de compras instalados naqueles países; e, a elaboração do estatuto da central e o seu lançamento, com apoio de um consultor.
Juntos para Competir
O Programa Juntos para Competir busca organizar e aprimorar as cadeias produtivas do agronegócio, como a bovinocultura de corte, a suinocultura, a ovinocaprinocultura, a fruticultura, a floricultura, a vitivinicultura, a apicultura e a cultura da cana-de-açúcar e seus derivados. No Estado, o programa é impulsionado pelo Sebrae no Rio Grande do Sul, pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS).
Integram o APL de Vitivinicultura da Serra Gaúcha viticultores, viveiristas e vinícolas da Serra Gaúcha, abrangendo os municípios de Flores da Cunha, Garibaldi, Antônio Prado, Farroupilha, São Marcos, Nova Pádua, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Veranópolis. O objetivo é aumentar a competitividade da cadeia vinícola do APL da Serra Gaúcha, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção.