Economia

COOPERAGREGA (MTS) PARTICIPA DE FEIRA DE ALIMENTOS NO JAPÃO

Veja sua participação na Foodex Japan 2008
| 10/03/2008 às 22:12

  Café, melado, açúcar mascavo e guaraná, todos os orgânicos produzidos pelos integrantes da Cooperativa de Agricultura Ecológica do Portal da Amazônia (Cooperagrepa) estarão na Foodex Japan 2008 - Feira Internacional de Alimentos e Bebidas, que ocorre na cidade de Chiba, no Japão.


  O estande integra o pavilhão brasileiro na feira, montado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX-Brasil. Os 500 metros quadrados do espaço do Brasil serão ocupados com produtos como guaraná, mel, açaí, própolis, orgânicos da Amazônia, café, temperos, sucos, doces, geléias, queijos, polpas, refrigerantes, vinhos, cachaça, de cerca de 30 empresas nacionais.


  A participação na Foodex faz parte das ações comerciais do Governo Brasileiro no ano de comemorações do Centenário da Imigração Japonesa para o Brasil. Paralelamente à feira, ocorre uma missão de prospecção de mercados, articulada pela Apex-Brasil e Confederação Nacional da Indústria (CNI), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que em Mato Grosso tem a participação direta do Governo do Estado e coordenação do Sebrae. Além de empresas, integram a missão, representantes do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, da Cooperativa dos Apicultores de Mato Grosso (Coapismat) e da Cooperagrega.


  O secretário adjunto da Casa Civil, Antônio Kato, ressalta que a missão foi montada para atender empresários que têm interesse em conhecer e exportar para o mercado japonês, especialmente as empresas de médio e pequeno porte. "As grandes empresas já fazem esse intercâmbio e agora é a vez dos pequenos", destaca, acrescentando que o mercado japonês é um grande consumidor de produtos orgânicos, sem agrotóxicos e que pode ser uma ótima oportunidade para Mato Grosso.


Segundo ele, o custo benefício do investimento em orgânicos é bastante satisfatório e o retorno muito bom. "Este é um caminho para o pequeno negócio do Estado", aponta. Ele lembra ainda que, em Mato Grosso existem entre 15 e 20 mil descendentes de japoneses e que precisamos melhorar a integração e o intercâmbio cultural e econômico com o país asiático. O Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão, estimada em cerca de 1,5 milhão de pessoas.


  A Cooperagrega, que engloba 300 famílias e cerca de 1.200 pessoas de 10 municípios do Norte de Mato Grosso, é a única do Estado a participar como expositora da edição 2008 do evento que é o maior do gênero da Ásia-Pacífico e a terceira maior do mundo no segmento. A gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae/MT, Marta Torezan, destaca que "a participação dos produtos orgânicos de Mato Grosso na área de exposições das empresas brasileiras, criada pela Apex-Brasil, é uma constatação de que estamos no caminho certo, promovendo o desenvolvimento local, em um modelo de produção sustentável, com valor agregado, destacando a biodiversidade da Amazônia no mercado global".


O presidente da Cooperagrepa, Domingo Jari, disse que a cooperativa participa da Foodex com a perspectiva de conhecer e se preparar para atender o mercado japonês. "Vamos fazer prospecção de mercado e buscar conhecimento de tecnologia nas áreas de embalagem, de processamento, novos produtos e futuras parcerias", pontua, lembrando a participação da Cooperagrepa na Biofach em 2004. "Quando o Sebrae e o Governo Federal nos levou para a Alemanha, fomos sem saber nada, hoje evoluímos muito", conclui, ressaltando que "agora Mato Grosso está aparecendo na Foodex não com uma 'experienciazinha', mas como uma das melhores experiências em produção de orgânicos do Brasil, reconhecida inclusive internacionalmente. Ele acredita na possibilidade de abertura de novos mercados e cita produtos como frutas e carnes (frango e cordeiro) como muito promissores na exportação para o Japão.


O Brasil é o principal fornecedor de café para o Japão, responsável por cerca de 30% das importações japonesas do produto. No segmento de carnes e aves, somos o segundo entre os principais fornecedores, com quase 40% das importações japonesas, situação que se tornou ainda mais favorável por causa dos focos de gripe aviária na Ásia, nos últimos anos.


As importações japonesas, em 2006, totalizaram US$ 577,5 bilhões, fazendo do país o quinto principal destino mundial de importações, implicando em aumento de 12,1% sobre 2005 (US$ 514,9 bilhões). Um mercado que ainda pode ser muito explorado pelas empresas brasileiras. Com uma renda per capita de US$ 34.000,00, o mercado japonês importou em 2007, US$ 4,3 bilhões em produtos brasileiros, quase 11% a mais que em 2006. Entre os principais produtos que o Brasil vendeu ao mercado japonês estão carnes de aves, café e suco de laranja.


O país também se destaca como um dos cinco principais fornecedores de produtos orgânicos ao mercado japonês. O Japão é um grande mercado consumidor deste segmento, principalmente em função da crescente preocupação com saúde e bem estar. Entre os produtos orgânicos mais consumidos no país estão chás, cafés, sucos, frutas e verduras congeladas, cachaça, mel e própolis.